As obras terão início até meados de março |
Até meados do mês de março as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) iniciarão as obras no Arquivo Público do Estado. A informação foi dada ao secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama na manhã desta segunda-feira, 26, pelo diretor de operações da Celse, Édio Rodenheber e pelo coordenador civil da empresa, Luiz Carlos Nascimento.
A obra no Arquivo Público de Sergipe será viabilizada através do Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e a Celse, com vigência de cinco anos. Através dele as partes firmaram parceria para a preservação do patrimônio cultural e histórico de espaços públicos que integram o meio ambiente cultural de Sergipe. Serão reformados, a partir de um investimento de cerca de R$ 15 milhões, o Teatro Tobias Barreto, o complexo da Biblioteca Pública Epifânio Dória e o Arquivo Público de Sergipe.
“Ficamos gratos pela disposição da Celse em vir até aqui e nos prestar os esclarecimentos sobre datas e prazos para que iniciemos essas obras importantes para a cultura sergipana, como será essa no Arquivo Público, na Biblioteca Epifânio Dória e no Teatro Tobias Barreto. Ficamos muito felizes em já ter um prazo determinado e a expectativa agora é ver a primeira dessas obras, que será no Arquivo, iniciar”, destacou o secretário Gama.
Segundo o Édio Rodenheber, dez empresas foram consultadas e diversos orçamentos fora feitos para a obra do Arquivo Público. Agora a Celse está em fase final de alinhamento das propostas para definir a empresa que será responsável em recuperar o espaço. “Acredito que até a próxima semana iremos fechar o contrato”, frisou. Ele afirmou ainda nos próximos dias irá publicar os editais para iniciar os orçamentos nas demais obras.
Reformas
As necessidades dos imóveis culturais foram apontadas pelo Núcleo de Obras e Patrimônio da Secult e pela Companhia de Obras e Habitação de Sergipe (CEHOP). Entre as intervenções previstas estão a recuperação das fachadas dos três prédios, adequações em acessibilidade, possibilidade de instalação de gradil no Teatro Tobias Barreto e na Biblioteca, revisão nos telhados, adequações de combate à incêndio nas Bibliotecas e Arquivo Público, além de revisões hidráulicas, elétricas e sanitárias em ambos os prédios.
Celse
A Celse está construindo a UTE Porto de Sergipe, usina termoelétrica que integra o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda e será a maior do gênero na América Latina. Irá receber um total de investimento de cerca de R$ 5 bilhões, o maior investimento feito pela iniciativa privada no Estado. A UTE hoje gera 1.600 empregos na construção.
A Usina está prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020, e terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts (MGW) de energia elétrica. Para dimensionar o empreendimento deve-se assinalar que a UTE Porto de Sergipe poderá sozinha atender a 15% da demanda de toda a região Nordeste. Quando consolidado, é um projeto que equivale a Usina de Xingó.
Fonte e foto: Secult