Secult e Celse dialogam sobre obra no Arquivo Público

As obras terão início até meados de março 

Até meados do mês de março as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) iniciarão as obras no Arquivo Público do Estado. A informação foi dada ao secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama na manhã desta segunda-feira, 26, pelo diretor de operações da Celse, Édio Rodenheber e pelo coordenador civil da empresa, Luiz Carlos Nascimento.

A obra no Arquivo Público de Sergipe será viabilizada através do Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e a Celse, com vigência de cinco anos. Através dele as partes firmaram parceria para a preservação do patrimônio cultural e histórico de espaços públicos que integram o meio ambiente cultural de Sergipe. Serão reformados, a partir de um investimento de cerca de R$ 15 milhões, o Teatro Tobias Barreto, o complexo da Biblioteca Pública Epifânio Dória e o Arquivo Público de Sergipe.

“Ficamos gratos pela disposição da Celse em vir até aqui e nos prestar os esclarecimentos sobre datas e prazos para que iniciemos essas obras importantes para a cultura sergipana, como será essa no Arquivo Público, na Biblioteca Epifânio Dória e no Teatro Tobias Barreto. Ficamos muito felizes em já ter um prazo determinado e a expectativa agora é ver a primeira dessas obras, que será no Arquivo, iniciar”, destacou o secretário Gama.

Segundo o Édio Rodenheber, dez empresas foram consultadas e diversos orçamentos fora feitos para a obra do Arquivo Público. Agora a Celse está em fase final de alinhamento das propostas para definir a empresa que será responsável em recuperar o espaço. “Acredito que até a próxima semana iremos fechar o contrato”, frisou. Ele afirmou ainda nos próximos dias irá publicar os editais para iniciar os orçamentos nas demais obras.

Reformas

As necessidades dos imóveis culturais foram apontadas pelo Núcleo de Obras e Patrimônio da Secult e pela Companhia de Obras e Habitação de Sergipe (CEHOP). Entre as intervenções previstas estão a recuperação das fachadas dos três prédios, adequações em acessibilidade, possibilidade de instalação de gradil no Teatro Tobias Barreto e na Biblioteca, revisão nos telhados, adequações de combate à incêndio nas Bibliotecas e Arquivo Público, além de revisões hidráulicas, elétricas e sanitárias em ambos os prédios.

Celse

A Celse está construindo a UTE Porto de Sergipe, usina termoelétrica que integra o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda e será a maior do gênero na América Latina. Irá receber um total de investimento de cerca de R$ 5 bilhões, o maior investimento feito pela iniciativa privada no Estado. A UTE hoje gera 1.600 empregos na construção.

A Usina está prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020, e terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts (MGW) de energia elétrica. Para dimensionar o empreendimento deve-se assinalar que a UTE Porto de Sergipe poderá sozinha atender a 15% da demanda de toda a região Nordeste. Quando consolidado, é um projeto que equivale a Usina de Xingó.

Fonte e foto: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais