A pasta contratará até serviços extras para realizar o mutirão (Foto: Arquivo Infonet) |
Para diminuir a demanda reprimida, que foi acumulada ao longo de anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está organizando um mutirão de cirurgias eletivas – aquelas que não têm caráter de urgência -, de diversas especialidades, a exemplo de vasculares, ortopédicas e ginecológicas, para beneficiar em larga escala usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, se for necessário, a pasta contratará até serviços extras para a realização do mutirão. “Há inúmeras cirurgias eletivas acumuladas há muitos anos e precisamos diminuir esta fila. Por isso, pretendemos fazer um mutirão para, se possível, zerar a fila ou diminuí-la significativamente. Usaremos as unidades da Rede Estadual de Saúde, principalmente os hospitais regionais, mas se for necessário poderemos contratar até serviços extras. Queremos é produzir cirurgias em larga escala para beneficiar os usuários”, disse.
Já o secretário adjunto da Saúde, Luiz Eduardo Correia, explica que a SES está providenciando insumos, aparelhos e equipes para a execução do mutirão. “O Hospital Cirurgia e algumas unidades filantrópicas também entrarão no mutirão e já estamos providenciando o material, profissionais e aparelhos para a realização das cirurgias. Tem paciente que espera por uma cirurgia eletiva há mais de cinco anos. Então, estamos organizando o mutirão e queremos que ele já comece no mês de abril”, conta.
Hospital Cirurgia
Além do mutirão, explica Luiz, a SES está tomando outras providências para diminuir a fila das eletivas e o Hospital Cirurgia, o qual a Secretaria de Estado da Saúde firmou contrato no início de janeiro deste ano para a prestação de serviços, já está potencializando os procedimentos.
“Na verdade já começamos a acelerar os procedimentos eletivos e o Cirurgia já vem potencializando desde o início deste ano as cirurgias eletivas, principalmente as ortopédicas e neurológicas. Mas queremos também que o hospital agilize as cirurgias das demais especialidades e estas correndo atrás disso”, informa o secretário adjunto.
Fonte: SES
Server Error
Service Temporarily Unavailable
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
That's what you can do