Tríade Pascal é celebrada até o Domingo de Páscoa (Fotos: Portal Infonet) |
Uma das datas mais importantes para os católicos, a Sexta-Feira da Paixão foi marcada pela Celebração da Paixão do Senhor. A Catedral Metropolitana de Aracaju, que está em reforma, realizou a celebração na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Siqueira Campos.
Dessa sexta-feira, 30, até domingo, 1º, acontece a celebração da Tríade Pascal, período que compreende a celebração da Paixão do Senhor, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa.
De acordo com o pároco Valdemir Vicente, a Sexta-Feira da Paixão é o dia da Celebração da Paixão do Senhor. “Nessa celebração, recordamos o momento em que o senhor é julgado, condenado e pregado na cruz”, explica.
Ainda de acordo com o pároco, a celebração é composta de três partes. “Temos a celebração da palavra, a celebração do beijo da cruz e distribuição da Santa Comunhão para que os fieis tenham conforto espiritual e continuem vivenciando esses dias tão importantes de nossa fé, demonstrando apoio divino e a opção de ser cristão, podendo enfrentar as dificuldades que a vida terrena apresenta”, detalha.
Pároco Valdemir Vicente explica o significado da celebração
|
O pároco Valdemir Vicente conta também que o ponto alto da celebração é momento de adoração de Cristo na Cruz. “Na celebração, tem o beijo da cruz, momento em que todos os fieis são convidados a fazer esse gestor de amor a Jesus Cristo, que morreu por nós, para que tenhamos a oportunidade de alcançar a salvação”, completa.
Programação
Ainda na Sexta-Feira da Paixão acontecem o Sermão das Sete Palavras e Procissão do Senhor Morto.
Nesse sábado, 31, Sábado Santo (dia de silêncio e oração), a partir das 19h, acontece a celebração da Vigília Pascal com o Dom Frei João José Costa. Logo após, acontece a Procissão do Ressuscitado. No domingo, 1º de abril, as missas acontecem às 8h, 10h30, 16h30 e 19h30.
Por Verlane Estácio