Pais estão há três dias acampados em frente a escola

Pais começaram chegar no sábado, 16 (Fotos: Portal Infonet)

E passaram todo o domingo guardando lugares

Filas se formaram

No bairro Bugio, mães que não querem correr o risco de ver seus filhos fora da escola já se anteciparam e formaram uma fila na entrada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bomfim. Grande parte das famílias está de vigília desde a manhã da última sexta-feira, 15.

É o caso de Valdicélia Santos, moradora do Parque São José, que pretende matricular a filha de 12 anos. “No meu bairro não tem a série dela, aí o jeito foi vim pra cá. Dizem que a escola é boa, então estou na fila pra tentar garantir a vaga”, comenta.

Cristina Santos pretende matricular seus filhos de seis e sete anos. “Deixei de trabalhar para poder ficar na fila. É uma vergonha isso. O governo tem dinheiro para festas, mas não tem para melhorar a educação”, lamenta.

O pequeno número de vagas é a reclamação de Josefa Silva. “Estou aqui desde sexta-feira porque já fui informada de que são apenas 15 vagas para a série de meu filho. Acho isso péssimo, é perigoso, mas temos que ficar aqui”, lamenta.

Para Jacira Santos, o problema das filas seria facilmente resolvido com um pouco mais de organização. “Acho que as senhas deveriam ser distribuídas na medida em que as pessoas chegassem procurando pela vaga. Quem realmente precisa, tem pressa e vai correr atrás da senha”, opina.

Outro ponto destacado por Jacira é a solidariedade da direção da escola. “A direção percebeu nossa situação e deixou que a gente ficasse na parte interna da área da escola”, diz.

Secretaria Municipal de Educação

Na manhã desta segunda-feira, 18, a assessoria de comunicação e a diretoria de ensino do município entraram em contato com o Portal Infonet. A equipe do Portal Infonet conversou, por telefone, com a secretária adjunta da educação, Osvaldina Ribeiro da Cruz, que enfatizou que os pais não tinham necessidade de dormir na fila a procura de vagas. A secretária esclareceu que foi disponibilizado o edital de convocação de matrículas do primeiro ao nono ano para hoje, 18.

“Nós estamos no período de matrícula e fizemos o levantamento do número de vagas disponíveis para que a comunidade tivesse conhecimento por meio do edital de convocação do primeiro ao nono ano. Esse edital foi colocado no final da sexta feira [15] e a comunidade tomou ciência e foram fazer o acampamento. Não era para dormir na fila, aqueles pais que não conseguirem matricular seus filhos por conta da demanda serão encaixados em outras escolas da rede. A secretaria fará o cadastro reserva de todos os alunos e fornecerá o transporte necessário”, garanti.

Ainda segundo a secretária foram disponibilizadas 20 vagas para o primeiro ano, 10 vagas para o segundo ano, 17 para o terceiro ano, além de 15 vagas para o sexto ano, mais 15 para o sétimo e cinco vagas para o oitavo ano.

Osvaldina Ribeiro da Cruz explicou que não foram disponibilizadas vagas para o quatro, quinto e nono ano. As vagas foram preenchidas pelos próprios alunos que passaram de ano.

* A matéria foi alterada às 12h09 para acréscimo de informações da Secretaria de Educação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais