Professores de São Domingos vão parar aulas

Professores continuam luta pelo piso (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os professores da rede público do município de São Domingos vão cruzar os braços na próxima semana. Segundo a professora Maria Enivalda Leite Souza, coordenadora geral da Regional Agreste do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), trata-se de uma paralisação temporária, por dois dias, em repúdio ao atraso do pagamento dos salários do mês de agosto e também da falta de ajuste do piso do magistério.

No município, as aulas estarão suspensas na segunda-feira, 21, e na terça, 22, conforme explicações da coordenadora do Sintese. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria ocorrida na terça-feira, 15, na cidade. Nesta quinta-feira, 17, os professores farão um ato na cidade para transmitir informações à população sobre a decisão da categoria. “Aqui o clima é ruim porque o prefeito anunciou em carro de som que não efetuaria o pagamento ods salários de agosto por falta de dotação orçamentária”, diz. “O prefeito diz que a crise é por falta de aprovação da complementação orçamentária [pelos vereadores] e a Câmara diz que não aprova o projeto porque falta de informações financeiras e isso coloca os professores e os servidores em uma situação de berlinda”, explica.

O prefeito Pedro da Silva (PT) garantiu que a prefeitura já estaria adotando as medidas para o pagamento dos salários e que a folha seria quitada ainda nesta quarta-feira, 16. “Não pagamos dia 30 porque não tínhamos certeza sustentável para fazer o pagamento”, reage o prefeito. Ele informou que nesta quarta, a equipe técnica dos setores jurídico e contábel concluiu os estudos das liquidações e empenhos e constatou que a prefeitura tem condições de pagar a folha, avaliada em cerca de R$ 1 milhão, ainda nesta quarta.

Os professores também observam outras pendências. Segundo a professora Enivalda Souza, há pendências quanto aos salários do ano de 2012 deixados pela gestão anterior e falta a atualização do piso salarial deste ano e o pagamento de diferença do piso que deixou de ser reajustado em alguns meses nos anos de 2012, 2013 e 2014. O prefeito garante que negociará com o sindicato assim que tiver condições, mas garantiu que o piso salarial dos professores será ajustado a partir do mês de setembro deste ano, mas ele não fala em retroativos. “Não vou garantir retroativos poruq evemos que o lastro financeiro não é suficiente”, explica.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais