Alunos da rede estadual participam da Olimpíada

(Foto: Ascom Seed)

O evento, realizado nesta sexta-feira, 25, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), contou com a participação de sete equipes, que disputaram entre si uma vaga para a Etapa Nacional da competição. Contando com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), uma das equipes em competição foi composta por alunos do ensino médio do Colégio Estadual Francisco Rosa. Eles fazem parte do projeto Oficina de Robótica Educacional.

Desenvolvido no Colégio desde 2013, pelo professor Flávio Gilberto Bento, o projeto Oficina de Robótica Educacional foi contemplado em Edital pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC), com bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.).

Participando da OBR pela segunda vez, os alunos do Estadual Francisco Rosa competiram com um robô montado por eles próprios durante as atividades da Oficina. Aluno do 3º ano do ensino médio, Williams Dantas explica que o robô, comandado por ele durante a competição, foi resultado da construção anterior de três protótipos.

"A ideia é fazer com que o robô que montamos consiga fazer curvas, desviar de obstáculos e atingir seu objetivo na competição, mas como tivemos pouco tempo na montagem desse último protótipo, acredito que será necessário ser feito alguns ajustes para melhorarmos o seu desempenho", diz Willams Dantas, ansioso pelo resultado da competição.

Junto com Dantas na Arena de Treinamento, antes do inicio da competição, estava o aluno Davis Tubias de Andrade. Também aluno do Colégio Francisco Rosa, ele participa há cinco meses da Oficina de Robótica, e demonstra entusiasmo com os resultados obtidos com o estudo da robótica.

"Ainda não conseguimos desenvolver o protótipo ideal, mas isso serve de estimulo para continuarmos estudando novas possibilidades de construção", explica Tubias de Andrade. O professor Flávio Gilberto explica que o apoio da Seed, por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), foi fundamental para o desenvolvimento do projeto, através da liberação de recursos para fomento das atividades.

"Apresentamos aqui a síntese do todo, ou seja, uma mostra do que estamos desenvolvendo com alunos do ensino médio da escola pública e que pretendemos ampliar também para alunos do ensino fundamental", diz o professor Gilberto, coordenador do projeto Oficina de robótica Educacional.

Ele explicar que não houve nenhuma equipe composta por alunos de ensino fundamental para representar Sergipe na OBR. "Por isso trouxemos um grupo de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Alencar Cardoso como forma de despertar neles um interesse pelo aprendizado da robótica", afirma, ao dar explicações aos pequenos alunos sobre os robôs em exposição.

Competição

As equipes participantes tiveram que conduzir um robô autônomo, em um ambiente de desastre, no qual os robôs tiveram que localizar e resgatar possíveis vítimas (representadas por bolinhas de isopor). Dividido em três rodadas, o desafio do caminho a cada etapa cumprida, vencendo a equipe que acumulou mais pontos.

As outras seis equipes foram compostas por alunos do ensino médio integrado do IFS, dos Campi Aracaju, Itabaiana e Lagarto. A equipe vencedora participará da etapa nacional da olimpíada, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro, em Uberlândia, São Paulo.

OBR 2014

A equipe de alunos do Colégio Estadual Francisco Rosa participou da Olimpíada Brasileira de Robótica 2014, realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Carlos/SP. Acompanhados do professor Flávio Gilberto, os alunos retornaram satisfeitos com resultados obtidos e demostraram interesse em repassar para os colegas tudo que conheceram e aprenderam na cidade paulista.

Os estudantes da rede pública foram os únicos representantes de Sergipe na Etapa Nacional da OBR 2014, modalidade prática, disputando com 20 equipes de todo país. Para o evento, eles levaram um robô autônomo batizado de "Resgatron", construído com materiais reciclados e equipados com sensores, programado especialmente para percorrer uma arena, desviar de obstáculos e simular o resgate de uma vítima.

Oficina

Para que esse projeto fosse viável, tornou-se imprescindível o apoio prestado pela Seed, ao liberar verbas de suprimento de fundos para a compra de kits de robótica e custeio de materiais para a construção de robôs. Organizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação de Aracaju, a Oficina Itinerante de Robótica Educacional é ministrada pelo professor Flávio Gilberto Bento da Silva, e inicialmente será ofertada em cinco escolas da rede pública estadual.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais