Bolsistas do Pibid fazem ato na Pça Fausto cardoso

Manifestação aconteceu na Praça Fausto Cardoso (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizaram na manhã desta quarta-feira, 14, uma manifestação na Praça Fausto Cardoso. O objetivo foi chamar a atenção quanto aos cortes de recursos que sustentam os programas nas escolas, por meio do Governo Federal.

Segundo a coordenadora do curso de História da UFS, Edna Maria Antonio, os cortes de recursos vão afetar diretamente os programas. “A gente está visualizando uma possibilidade bem concreta de cortes de recursos, que vão afetar diretamente na manutenção  desses programas e está acontecendo aqui na praça, a manifestação de todos esses estudantes, cerca de mais de 400 bolsistas dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe, a exemplo de História, Letras, Biologia, Ciência da Religião, Espanhol, Matemática. Aqui é uma manifestação dos bolsistas de todos os cursos que preparam para o Magistério, ante a ameaça de corte nos recursos que sustentam esses programas nas escolas”, explica.

Estudantes lamentaram os cortes de recursos

A professora informou que o Pibid é um programa que visa a preparação dos estudantes para melhor qualificá-los na prática pedagógica. “O aluno durante toda a graduação conta com uma bolsa orçamentária do MEC, ele vai para a escola pública e desenvolve uma série de projetos visando proporcionar uma experiência docente realista, mais prática e crítica, além de fazer com que a escola vivencie uma experiência didática com mais qualidade”, completa Edna Maria.

Edna Matos: "Estamos visualizando uma proposta concreta de cortes de recursos"

Felipe Trindade: "A prática da docência vai ficar muito deficiente"

O estudante do Curso de História, Felipe Trindade de Souza lamentou os prejuízos para os novos estudantes dos cursos de Licenciatura. “A prática da docência entre os alunos vai ficar muito deficiente, porque eles vão perder essa vivência nas escolas que o projeto ajuda e a realização de oficinas que simulam a vida de um docente em sala de aula. Eu já estou me formando e não tenho tantos prejuízos, só tenho a lamentar quanto aos calouros não só do Curso de História, mas dos demais cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe, que serão prejudicados”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais