Constantes assaltos revoltam estudantes de faculdade

Estudantes bloqueiam trânsito na Avenida Marechal Rondon (Fotos: Portal Infonet)

Inconformados com a falta de segurança dentro e ao redor da faculdade, os estudantes da Serigy realizaram um protesto bloqueando a Avenida Marechal Rondon na noite desta quinta-feira, 22. O ato é motivado após os constantes assaltos , que só na última semana fizeram oito vítimas, segundo um dos líderes estudantis.

De acordo com o manifestante Alessando Leite, o problema ocorre há pelo menos três meses, quando foi inaugurado o prédio da faculdade na Avenida Marechal Rondon. Para os alunos, as condições ainda não garantem estrutura para receber os cerca de 700 estudantes. “Mandaram a gente para cá e só para ter uma ideia, no primeiro dia não tinha nem luz. Tudo cheio de poeira e o pior, a faculdade não tem muro, nem iluminação no estacionamento e tudo isso para dois seguranças dar conta”, relata.

Estudante exibe cartaz com pedido de mais segurança na faculdade

E para as estudantes que já viveram o pânico de sofrer um assalto, a possibilidade de desistir do curso é algo que está nos planos. É o caso de Mayana Sobral. Ela e mais duas amigas afirmam terem sido assaltadas na última quinta-feira, quando saíam da faculdade. “Como não tem ponto de ônibus em frente à faculdade, nós fomos caminhando para o mais próximo e então chegaram dois homens de moto, sacando a arma e gritando que se corrêssemos, eles atirariam. Levaram bolsa, me derrubaram no chão. Agora só de vir para faculdade, eu fico com medo, e se for pra viver assim, melhor trocar de instituição”, lamenta a estudante.

Quem tem tentado levar as reivindicações à mesa dos gestores da instituição é o líder estudantil Peri Perez. Ele conta que o superintendente local da Serigy tem evitado os estudantes e ainda não se pronunciou sobre as reclamações alegando dependência da matriz da instituição, localizada na Bahia. Peri garante que as manifestações continuarão até que providências sejam tomadas.

Mayana (vermelho) e suas amigas foram assaltadas em frente a faculdade

“Todos os dias os estudantes sobem correndo para não serem assaltados, mulheres recebendo ameaças de estupro. Qualquer dia desses vão invadir uma sala de aula e fazer um arrastão. Nós estamos pagando a faculdade e não vamos ficar sentados esperando o pior acontecer. Como se faz uma faculdade sem prestar a devida segurança?” indaga o líder estudantil.

Os estudantes protocolaram uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) e aguardam nos próximos dias a averiguação do órgão.

Capacitação dos professores

Outro fator citado por Peri durante a manifestação é a capacitação dos professores que lecionam na faculdade. De acordo com ele, há docentes que acabaram de entrar na pós-graduação de já dão aula. “É duvidosa essa seleção dos professores que nos ensinam. Respeito muito todos eles, mas é certo professores não especialistas ou com formação incompleta na pós-graduação já lecionarem disciplinas práticas?” questiona.

Peri: manifestações continuarão até que sejam tomadas providências

Serigy

O Portal Infonet entrou em contato com a Faculdade Serigy na tentativa de um contato com o superintendente, mas a informação era que ele não se encontrava. Informaram também que no momento, não havia ninguém que pudesse se pronunciar pela instituição. O Portal encontra-se a disposição para quaisquer informações ou pronunciamento da instituição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone 2106-8000.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais