Aprovados da Deso se manifestam e clamam por convocação

Aprovados pedem por convocação imediata (Fotos: Portal Infonet)

Os candidatos aprovados no concurso da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizaram novamente manifestação nesta quarta-feira, 8, em frente ao órgão. O objetivo é cobrar a convocação imediata, que foi determinada no mês de julho pela juíza Eleusa Maria do Vale Passos, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), segundo informa o aprovado para o cargo de gestão operacional 1, José Willian Mota.

O concursado alega que ligou nessa segunda-feira, 6, para a Deso e recebeu a informação que a próxima convocação seria para a região sul. Ele informa que o procurador Albérico Batista, do Ministério Público do Trabalho (MPT), assegurou que a convocação tinha que ser de todos os aprovados, e não parcial.

“Estou desempregado no momento, só esperando essa convocação. No dia 24 de julho a juíza deu prazo de 20 dias para que a Deso rescindisse contrato com terceirizados e contratasse todos os aprovados”, afirma Willian, acrescentando que a Deso não tem interesse em convocar as pessoas para atuar nas regiões norte e metropolitana.

Manifestantes colocaram faixa na frente do órgão

Wendell Leite foi aprovado no cargo de assistente de gestão operacional 1 e relata que, dos 190 aprovados, menos de 50 seriam convocados para a região sul. “A empresa está convocando como quer e não está havendo lisura. Acredito que é um meio de beneficiar algumas pessoas e de perseguir o pessoal de nossa comissão”, declara, e ainda acrescenta: “a Deso prefere pagar a multa de 12 milhões e manter os terceirizados”.

Esclarecimentos

O procurador do Ministério Público do Trabalho Albérico Luis Batista Neves informou que, como a Deso descumpriu determinação para substituição dos 458 terceirizados pelos aprovados no concurso, a multa diária, aplicada em abril de 2013, já totaliza cerca de R$ 10 milhões. Albérico também disse que, tendo em vista que o montante já está elevado e mesmo assim não há convocação, foi solicitada na justiça que também seja aplicada multa pessoal ao presidente da Deso, Sérgio Ferrari.

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Deso, mas até agora não recebeu esclarecimentos. Continuamos a disposição através do telefone (79) 2106-8000 e do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Monique Garcez

* A matéria foi alterada às 11h08 para inserir informações passadas pelo procurador do MPT. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais