Sem transporte, estudantes fazem protesto em Itaporanga

Estudantes realizam manifestação (Fotos: comissão de estudantes/ cedida ao Portal Infonet)

Estudantes querem a retomada do transporte escolar para Aracaju

Mais de 450 estudantes do município de Itaporanga D´Ajuda permanecem em protesto, por conta da falta de transporte escolar. O problema foi mostrado na última segunda-feira,10, pelo Portal Infonet. O impasse acontece, porque os estudantes alegam que os 10 ônibus contratados pela prefeitura para realizar o deslocamento dos estudantes para a universidade e escolas da capital sergipana foram cancelados pela prefeitura.

Na tarde desta terça-feira, 11, a equipe do Portal Infonet conversou com a universitária, Ana Alice Moreira, que relatou o drama dos estudantes. “Estamos em um período de provas e infelizmente não temos como ir para a faculdade porque o ônibus que faz o transporte para Aracaju foi cancelado. O município alega que foi corte de gastos, mas a educação não pode ser encarada como despesa. Educação é investimento”, questiona a estudante que participou ontem de uma reunião com a prefeita do município.

“Ontem [10] fomos recebidos pela prefeita na casa dela e ela nos comunicou que iria entrar em contato com o dono da empresa de ônibus para que o transporte fosse retomado, mas hoje [11] ainda não temos nenhuma resposta e continuamos na cidade, sem poder ir para a universidade. Estamos muito prejudicados, queremos uma solução. Já entramos em contato com o dono da empresa e ele confirmou que nenhum contato da prefeitura foi feito”, fala.

A universitária diz ainda que os estudantes farão um ato na porta da Câmara de Vereadores. “Vamos pedir ajuda aos vereadores porque não podemos ficar prejudicados. Somos mais de 450 estudantes que não podem deixar de frequentar a universidade. Vamos aproveitar que hoje terá o funcionamento da Câmara e vamos fazer ficar acampados lá”, alega.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a prefeita está cumprindo as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), de não gerar despesar para o seu sucessor, Otávio Sobral, eleito pelo PSDB com 54,76% dos votos válidos.

A Assessoria de Comunicação esclareceu que o problema ocorre apenas com ônibus que fazem o transporte de estudantes do ensino superior, que era mantido com recursos próprios da Prefeitura. O serviço era realizado pela empresa Águia Dourada, que foi contratada por meio de licitação. O contrato acabou e a queda na arrecadação municipal aliada à recomendação do TCE para que não haja novos gastos, impediram a realização de um aditivo, o que permitiria a alteração e prolongação do pacto com a empresa.

Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação, o transporte de alunos do ensino fundamental, que é por lei de responsabilidade da Prefeitura, está regular e sendo mantido com frota própria. Desta frota, dois ônibus foram cedidos para fazer o transporte de alunos que fazem cursos técnico no IFS em São Cristóvão. 

Por Kátia Susanna

A matéria foi alterada às 17h04 para acréscimo de esclarecimentos enviados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaporanga.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais