Seed reconhece bom desempenho do IDEB em escolas

Instituto Educacional Santa Terezinha foi o homenageado hoje (Foto: SEED)

Compromisso dos professores, união da equipe, envolvimento da comunidade e sentimento de pertencimento dos alunos são itens apontados com unanimidade pelos integrantes da equipe diretiva do Instituto Educacional Santa Terezinha, ao falarem sobre o que tem gerando um bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), ao longo dos últimos anos.

A unidade de ensino tinha uma projeção de 5.7 para 2015 e conseguiu pontuar 6.4. Por conta desse bom desempenho, a Secretaria de Estado da Educação homenageou nesta sexta-feira, 14, diretor, coordenadores, pedagogos, professores e parceiros do Instituto Educacional Santa Terezinha.

Representando o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a diretora de Educação de Aracaju, Eliane Passos, reconheceu que o Santa Terezinha vem desenvolvendo um trabalho coletivo que faz a Seed buscar nos exemplos da unidade escolar o que leva ao bom desempenho. “Tenho que motivar os outros gestores a buscarem, se apropriarem e conhecerem o Santa Terezinha. Não pela infraestrutura, mas pela determinação e esforço da equipe”, afirmou.

Eliane Passos destacou que sete escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas em  Aracaju que oferecem o Ensino Fundamental Menor (do 1º ao 5º ano) conseguiram bons desempenhos no IDEB. São elas: Santa Terezinha, projeção para 2015 de 5.7 e pontuou 6.4; Elvaldo Diniz, projeção para 2015 de 5.6 e pontuou 5.8; José da Silva Ribeiro Filho, cuja projeção para 2015 era de 4.9 e pontuou 5.0; Carvalho Neto, que tinha uma projeção para 2015 de 4.3 e pontuou 4.9; Francisco Portugal, projeção para 2015 de 4.5 e pontuou 4.6; Manoel Franco Freire, que projetou 4.1 e pontuou 4.5, e Benedito Oliveira, cuja projeção para 2015 era de 4.0 e pontuou 4.3.

“Temos que reconhecer que outras escolas também atingiram o IDEB. Temos que nos apropriar da metodologia de perto, socializar, conhecer, porque são essas escolas que não cruzam os braços diante das dificuldades”, afirmou Passos.

Homenagens

Marta Rocha de Souza, coordenadora pedagógica do Instituo Educacional Santa Terezinha, disse que a participação da escola junto à comunidade e o compromisso da equipe são fatores importantes na construção de ações que elevam os índices positivos. “São ações cultuais, os valores humanos, a participação da família na escola e o trabalho coletivo da equipe que nos fazem alcançar um bom desempenho”, afirmou.

Suely Martins Santos não escondeu a emoção do reconhecimento. Para ela, é a primeira vez que a Seed reconhece que o Santa Terezinha é uma escola onde um conjunto de fatores envolvendo os professores, a família e a comunidade tem o desempenho fundamental no aprendizado dos alunos. “Aqui é uma família. Não temos função, temos determinação”, apontou.

Equipe

O Instituto Educacional Santa Terezinha funciona em sistema de comodato, contando com cerca de 217 alunos matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental. A escola tem à frente a diretora Sônia Maria Correia Lima da Silva, contando com as coordenadoras Marta Rocha e Suely Martins, como secretária Edla Ribeiro e pedagoga Glauce Lessa. A presidente do Conselho Escolar é Josefa da Assunção Souza.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais