Pesquisa em Inclusão da Pessoa com Deficiência

(Foto: Janaina Santos/ Ascom Seed)

Divulgar pesquisas acadêmicas, estimular os professores e compartilhar experiências exitosas. Foi com esses objetivos que a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), abriu na manhã desta segunda-feira, 19, o VI Encontro de Pesquisa em Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento está sendo realizado no auditório da Faculdade Amadeus e prosseguirá até a quarta-feira, 21.

Na solenidade de abertura, a coordenadora do SEDH, Josevanda Franco, representou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e falou sobre a importância do encontro. "Esse é um momento singular, pois em 2016 a Seed se debruçou sobre as questões da Educação Especial. Não podemos generalizar a deficiência, isolar o indivíduo e afastá-lo do convívio. Então é importante termos esse evento, com palestras informativas, considerando a necessidade de mantermos o capital humano da Seed dentro de um processo de educação continuada", afirmou.

Palestra e experiências

Neste primeiro momento do encontro, destinado a professores, técnicos e profissionais da educação, houve a palestra proferida pela professora do Departamento de Matemática da UFS, Denise Souza, que falou sobre o tema: Perspectivas do desenvolvimento profissional do educador na contemporaneidade: Inclusão, Fazer Docente, Pesquisa.

"Trabalho na formação de professores e tenho me deparado com alunos com necessidades especiais. É importante que tenhamos foco na inclusão. Esse encontro é importante para conscientizar e sensibilizar os professores", disse.

Em seguida foi a vez do compartilhamento das experiências exitosas. Uma das professoras que participaram deste momento foi Maria Simônia Souza dos Santos, do Colégio Estadual General Calazans. Para ela, "esse encontro é importante para mim, que estou aprendendo com os colegas, e é uma oportunidade de apresentar os nossos trabalhos para todos os que fazem a Educação Especial". Ela tenta promover a inclusão dos cerca de 14 alunos especiais através de trabalhos práticos e manuais.

O encontro teve a presença da professora Rita de Cássia Santo Souza, coordenadora do projeto Educare; do chefe da Divisão de Educação Especial, Osmário Alves; do diretor da Faculdade Amadeus, José Augusto; do vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Renir Damasceno; do professor Josué Cândido da Silva Júnior, e do professor José Santana Cruz. O encontro prossegue pela tarde desta segunda-feira, com mais compartilhamento de experiências, palestras, mesa-redonda, debates e oficinas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais