Acesso é feito de forma virtual (foto: sxc.hu) |
A partir da implantação do Portal da Matrícula Online, em 2016, o governo estadual criou condições iguais de acesso à rede estadual e permitiu aos pais e responsáveis legais efetuarem a matrícula de forma virtual, bastando apenas estar conectados à internet, em casa ou em qualquer outro local
Com um cronograma específico, estabelecido de acordo com o término do ano letivo 2016 em cada uma das 357 unidades de ensino da Rede Pública Estadual, os prazos para a realização de matrículas de estudantes, egressos e candidatos à rede, já podem ser consultados no Portal da Matrícula Online, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Moderna e inovadora, essa ferramenta foi implantada com sucesso pelo Governo de Sergipe em 2016 e permitiu acabar com as longas filas que se formavam em frente aos principais colégios estaduais no período de matrícula escolar. A partir de então, todas as matrículas da Rede Estadual são feitas exclusivamente via internet, por meio de computadores, tablets ou celulares.
E para as pessoas que não têm acesso a esses recursos, a Seed disponibiliza a estrutura física de todas as unidades de ensino da rede, colocando à disposição computadores e servidores para orientar e auxiliar o processo de matrícula.
Como forma de facilitar os procedimentos necessários à realização desse processo, a Coordenadoria de Informática (Codin/Seed) realizou este ano algumas alterações no Portal da Matrícula Online que o deixaram ainda mais funcional.
Procedimentos
Simples e fácil, para efetuar a matrícula de um estudante na Rede Estadual é necessário apenas que os pais ou responsáveis legais acessem o Portal da Matrícula (http://matriculaonline.seed.se.gov.br/EspacoDoAluno) e em seguida busquem o nome da unidade de ensino pretendida e confiram o período de matrículas para o nível/modalidade de ensino e a disponibilidade de vagas ofertadas.
Para os estudantes que desejam continuar na mesma escola onde estudaram em 2016, o Portal da Matricula Online realiza automaticamente o procedimento, evitando que seja necessário efetuar repetidamente o mesmo procedimento.
Os alunos egressos e os candidatos à rede, após concluírem o processo de matrícula, têm até o primeiro dia de aula do Ano Letivo 2017 para entregar na secretaria da escola a documentação requerida.
Auxílio
Para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao processo de realização de matrícula de estudante na Rede Estadual, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissional capacitado), e ainda o telefone 0800 2855321, os quais estão acessíveis no horário das 10h às 22h30.
Fonte: SEED
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