Inaugurado no dia 09 de julho de 1969, com o jogo entre Seleção Brasileira e Seleção Sergipana, o estádio Lourival Batista, o Batistão, completa no próximo domingo, 37 anos. Pode-se dizer que o futebol sergipano tem duas fases distintas: antes e depois do Batistão, um estádio que na época, influenciou aos demais governadores da região, a criar belíssimas arenas de esportes.
No rastro do Batistão vieram o Trapichão (Rei Pelé), em Alagoas, Almeidão, na Paraíba, Machadão, no Rio Grande do Norte, Castelão em Fortaleza, Vivaldão em Manaus. lsso para citar os estádios mais conhecidos e mais importantes das Região Norte/Nordeste.
Para comemorar data tão importante para o futebol sergipano, a Secretaria de Estado do Esporte do Lazer programou para a noite desta sexta-feira, às 18:00 horas, na recém criada praça de esportes do Batistão, uma homenagem aos ex-administradores.
Onze desportistas que administraram o Batistão, receberão a homenagem em forma de placa, que vai marcar a vida desses dedicados profissionais. “É o mínimo que nós como secretário de estado, poderíamos fazer por essas pessoas, que deram parte da sua vida, administrando, cuidando e zelando da nossa maior e principal praça de esportes, um cartão postal de Sergipe que é o Batistão”, disse o secretário Carlos Batalha.
No trabalho de pesquisa realizado pela Diretoria de Esportes da SEEL, chegou-se a onze nomes. Alguns deles tiveram mais de uma passagem pelo Batistão, como é ocaso do saudoso Alberto Menezes, que deu a sua vida por aquela praça.
Serão homenageados os ex-administradores do Batistão: José Carvalho, que foi o primeiro deles, Wilson Maranhão, Pedro Luiz, Gisélio Gonçalves, Wilson Anchieta, Alberto Menezes, Amílcar Carvalho, Edson Barros, José Orliandes, Geraldo Porto e Ricardo Santiago.
Alguns dos homenageados prometeram comparecer ao Batistão nesta sexta-feira, outros serão representados pelos seus familiares e o ex-governador Lourival Batista, idealizador da grande obra, foi convidado e deve comparecer, ou enviar representantes. O atual administrador do estádio Lourival Batista é o professor Clay Barros, que vem realizando uma excelente trabalho, à frente maior e mais bonita praça de esportes do Estado de Sergipe.