![]() |
(Fotos: Sergio Silva) |
O Brasil se prepara para grandes eventos esportivos. Mesmo não sendo sede de nenhum deles, Aracaju tem grande visibilidade e por isso vai abrigar importantes etapas dos eventos mundiais. Um dos destaques vai para a passagem da Bandeira Olímpica pela capital. Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 2, definiu detalhes para a recepção do marco que vai acontecer no dia 16 de agosto.
A reunião ocorrida nesta tarde concentrou secretários e a coordenação do evento denominado como "Tour das Bandeiras" no intuito de esclarecer pontos essenciais para que a recepção marcada para agosto seja realizada de forma organizada e que atenda aos anseios do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.
"A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai dar todo o apoio logístico para que o evento aconteça, ou seja, vai montar uma parte da estrutura para a apresentação do projeto e vai fazer a divulgação. É um grande acontecimento que vai fomentar o espírito olímpico nos cidadãos da nossa capital", disse André Carvalho, secretário adjunto de Comunicação.
O secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, também acredita na boa repercussão do evento em Aracaju. "Um evento como esse envolve muitas pessoas e uma estrutura que nos cobra muita responsabilidade, mas, é um marco para a nossa capital, afinal, de alguma forma, estaremos fazendo parte das Olimpíadas e não apenas como mero espectadores", destacou Eloy.
É a primeira vez que acontece o "Tour das Bandeiras". Nunca antes uma sede promoveu esse evento que integra, de forma abrangente, todos os estados da nação. "A nosso principal objetivo é expandir as Olimpíadas, que ela não fique somente no Rio de Janeiro. O país é muito grande para que fiquemos concentrados apenas em uma capital. É preciso que haja integração entre todos os estados para que possamos promover um evento realmente exemplar", frisou Carol Caetano, coordenadora de produção do Tour das Bandeiras.
No dia 16 de agosto, Aracaju vai amanhecer com um ar olímpico, pois, já nas primeiras horas do dia a bandeira já estará sob o nosso território.
O evento que vai recepcionar a bandeira será composto por quatro fases. A primeira delas é a instalação de um espaço todo especial. No local, que ainda será definido, será montado um grande mapa do Brasil com os mastros marcando cada capital por onde o tour irá passar.
A segunda fase, exclusiva para 200 convidados, será composta pela apresentação do Projeto Rio 2016. Nessa etapa os mais importantes detalhes sobre o evento olímpico serão apresentados de maneira lúdica para o grupo restrito.
A terceira fase, a qual será composta por três participações, foi denominada como Flash Mobe. Nela 27 crianças se apresentarão em uma coreografia montada especialmente para representar o Tour das Bandeiras. Será mais um momento de descontração entre um momento e outro do evento.
A quarta e última fase será marcada pela troca das bandeiras. O lugar em que está a bandeira Rio 2016 será ocupado pela bandeira da capital, simbolizando a passagem do evento por Aracaju.
"Infelizmente toda a estrutura montada não poderá ficar na capital, mas a bandeira é de Aracaju, ou seja, posteriormente, a Prefeitura pode decidir de que forma pode deixá-la exposta para a população, desde que siga as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI)", explicou Carol Caetano ao salientar ainda que um caminhão itinerante permanecerá em Aracaju por alguns dias para que o aracajuano possa desfrutar do momento olímpico.
Nesta sexta-feira, 3, secretários e organizadores do Tour irão fazer uma visita ao Parque da Sementeira, possível local que abrigará o evento do dia 16 de agosto.
Primeiro encontro
Em janeiro deste ano a PMA, através da sua comissão de secretários, realizou um primeiro encontro com representantes da Autoridade Pública Olímpica (APO) para tratar sobre a participação da capital sergipana na turnê da bandeira. Na ocasião, foram apresentados detalhes iniciais que foram reforçados e melhor explanados nesta quinta-feira.
O Tour
Todas as capitais brasileiras receberão sua bandeira simbolizando as Olimpíadas. De estado em estado a organização do evento passará deixando o espírito olímpico. O Tour das Bandeiras será finalizado no dia 9 de novembro no Rio de Janeiro marcando, assim, os 1000 dias que antecederão o evento mundial.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B