|
Segunda etapa acontece no sábado, 29 (fotos: arquivo Portal Infonet) |
Os primeiros serão os últimos. Essa é a grande novidade para a temporada 2014 do Campeonato Sergipano de Kart. Iniciado em fevereiro, o estadual entrará na segunda etapa no próximo sábado, 29, com a reestreia do “grid invertido”, uma modalidade de formação de largada que inverte a classificação final da corrida anterior e põe os primeiros colocados no fundo da fila. Instituída no campeonato brasileiro da modalidade e no próprio campeonato sergipano há dois anos, a regra costuma conferir mais emoção à prova.
Das dez corridas previstas para 2014, seis serão com grid invertido. De acordo com Ricardo Ramos, piloto e membro da Associação Sergipana de Kart, a realização das corridas com esse tipo de formação obedecerá a troca de pneus. “A cada três corridas fazemos essa troca. Então a primeira delas será no modo convencional, e as duas posteriores, em grid invertido”. Ramos destaca ainda as vantagens que a inversão de classificação confere ao espectador.
“As provas ficam muito mais disputadas, com muitas ultrapassagens. É claro que as chances de acidentes também aumentam, mas nada muito sério. Trata-se de uma forma de disputa que fez sucesso há alguns anos e será retomada”. Ainda em relação ao regulamento, o campeonato sergipano de kart traz outra novidade: um ponto extra para o piloto que completar a volta mais rápida.
Baianada
Outra mudança em relação ao campeonato estadual do ano passado é a grande participação de pilotos da Bahia. “Como o kartódromo baiano foi fechado, nós, como aracajuanos e irmãos, decidimos abrir os braços e receber os atletas de lá no nosso campeonato”, explica Ricardo Ramos. Por enquanto seis pilotos da Bahia participam do estadual, com previsão de aumento da participação ao longo do ano.
E os visitantes não vieram para brincadeira. Na primeira prova do ano no kartódromo Émerson Fittipaldi, Júlio César “Baiano”, estreante em terras sergipanas, faturou o primeiro lugar pela categoria Honda F4 – e diante de outro baiano, o atual campeão sergipano Carlos Henrique Soares, que chegou em terceiro. Na categoria Parilla, Carlos Henrique “Caique” ficou com a primeira posição, e Jorge Gama foi o melhor na Cadete.
Por Igor Matheus