Sergipe na era digital de desenvolvimento de Games

Quatro jogos são apresentados nesta tarde, 11 (Fotos: Portal Infonet)

“É uma oportunidade ímpar estar aqui apresentando nossos jogos. Pois se trata de um conhecimento que levaremos para toda vida porque além de estarmos nos divertindo, estamos aprendendo e transmitindo algo que pode ser útil para várias outras pessoas”. A informação é do aluno do curso de Desenvolvedor de Games e Software, Elisalvo Alves Ribeiro, 32, que apresentou nesta tarde junto com sua equipe dois jogos que podem ser baixados em celulares ou tabletes.

Ao todo, quatro games construídos por alunos do Curso foram apresentados nesta tarde, 11, no cinema do Centro Cultural de Aracaju.  “O primeiro jogo [Runner Recycler] teve como objetivo ensinar crianças a reciclarem o lixo. Como associar cada objeto que elas tem em casa, seja um copo plástico, uma garrafa, ou papelão, à lixeira correta. Porque existe uma dificuldade na criança e até no adulto, de fazer essa associação. Em um simples jogo de entretenimento, a gente educa crianças de seis a dez anos de idade”, comemora Elisalvo Alves.

O curso de Desenvolvedor de Games (200h) é ofertado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As turmas – tarde e noite – foram viabilizadas através do Programa de Gratuidade do Senac.

Elisalvo, aluno do curso de Desenvolvedor de Games (Infonet)

Coordenador de informática do Senac, Claudio Cândido (Infonet)

“Esses alunos passaram três meses desenvolvendo esses jogos. Foram quatro jogos, um focado na língua de sinais (libras), outro sobre reciclagem, um sobre boas maneiras, e outros sobre perguntas e respostas. Foi desenvolvido trabalhando a parte de lógica, também a parte de modelagem 3D e toda parte de programação, onde a gente projeta todo cenário do jogo e onde ele começa a rodar e ter toda mobilidade”, explica o coordenador de informática do Senac, Claudio Cândido.

O secretário municipal da Juventude e Esportes, João Eloy, elogiou a iniciativa. “Toda parceria que é firmada com o Senac, não tenha dúvida que é um sucesso. Hoje é um dia especial onde os alunos do curso fizeram suas apresentações. Acreditamos muito que a qualificação é um caminho sem volta para um melhor país”, diz. As inscrições no Senac para quem tem interesse em fazer o curso de Desenvolvedor  de Games com uma carga horária de cem horas já estão abertas. As aulas terão início em fevereiro e qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos, pode fazer a inscrição.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais