Yoga: equilíbrio da mente e fortalecimento da saúde muscular

União. Esse é o significado do Yoga, o mais antigo e holístico sistema para colocar o

Prática do Yoga vem crescendo no Estado (Foto: sxc.hu)

corpo e a mente em forma originado na Índia a cerca de 5000 anos atrás. Não só como uma filosofia de vida, o Yoga também é considerado uma prática desportiva, pois além de induzir um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, também ajuda no fortalecimento do corpo físico e no desenvolvimento da flexibilidade.

Música ambiente relaxante, cheiro de incenso no ar, pés descalços e energia positiva são os elementos básicos de uma sala para praticar o Yoga é o que afirma o professor Jivan Naveen, cujo nome no idioma indiano significa “vida nova”. O professor conta que a prática do Yoga vem crescendo bastante em Aracaju por alguns fatores relevantes, entre eles o fato de que as pessoas não querem mais ir para academia, por conta de um espaço físico pequeno e com muita gente falando ao mesmo tempo. Isso vem fazendo com que essas pessoas procurem algo mais relaxante e que também priorize a atividade física.

Saúde Muscular

No Yoga a saúde muscular está associada ao alongamento de suas fibras e a promoção da
força da musculatura, uma vez que estão associadas à integração da pessoa consigo
mesma, com o meio e com seus semelhantes. Segundo o professor esse fato faz com que o Yoga seja mais que uma prática esportiva, pois traz benefícios que a musculação, por exemplo, não oferece. “Além do exercício físico, o Yoga faz com que os alunos descansem a mente e encontrem o seu equilíbrio”.

O professor explica que a atividade física deve visar o desenvolvimento integral do ser

Jivan Naveen diz que Yoga busca o equilíbrio

humano, começando por um bom nível de consciência corporal, passando pelo domínio da respiração, alongamento muscular, aprendizado do relaxamento e prática da meditação.
“Temos que sempre manter em mente a idéia de que o Yoga é um processo que trabalha de dentro para fora e de fora para dentro”, completa.

Estilos para cada tipo de pessoa

Naveen destaca que existem inúmeros estilos de Yoga que se encaixam para cada tipo de pessoa, por isso ressalta que se uma pessoa participa de uma aula e comenta que não gostou, não é porque o Yoga é uma prática ruim, e sim, porque aquele estilo não se encaixou na personalidade daquela pessoa. Por tal razão, o professor diz que uma pessoa mais agitada, por exemplo, é provável que ela goste mais do Asthanga Yoga, que trabalha mais a parte física do corpo. Já a Hatha Yoga trabalha mais o nível mental. “O objetivo é o mesmo em todos os estilos, mas a abordagem é diferente”, conta.

Além disso, o professor fala que existem aulas onde há leituras de mantras para interagir os alunos e que é importante tentar unir os estilos para que todos possam trabalhar o nível físico, alcançando um pico de energia, e depois relaxando o corpo e a mente. 

Momento anti-stress

Naveen relata que as pessoas buscam no Yoga um momento para “se refazerem”, já que no mundo globalizado a competitividade e a falta de tempo para “chamar de seu” é grande. Por isso, é preciso que os pólos opostos dos indivíduos se unam para se sentirem completos e relaxados. “A prática da Yoga tenta criar uma harmonia para o ser humano se tornar unidade”, diz.

Professor demostra uma exercício

O professor aconselha praticar o Yoga duas ou três vezes na semana, em um período de uma hora, pois Naveen diz que se uma pessoa só praticar a atividade por um dia, o corpo não vai progredir e o resultado vai ser mais demorado. “Com apenas um dia de exercício na semana o corpo não vai absorver tudo que precisa”, complementa.

Gostou do Yoga? Confira no vídeo abaixo do exercício Surya Namaska, que em português significa Saudação ao Sol:


Exercício feito pelo professor Jivan Naveen

Por Mariana Rocha e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais