Brasileiros que moram em 13 países já escolheram o presidente da República

Brasileiros residentes no exterior votam no presidente e vice-presidente do Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que quando as eleições para a escolha do presidente do Brasil [Dilma Roussef – PT ou José Serra – PSDB], às 8h deste domingo, 31, 15, 4 mil eleitores dos mais de 200 mil que residem no exterior, já tinham votado.  Eleitores brasileiros domiciliados na Austrália, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Taiwan e Timor Leste já exerceram o direito à cidadania.

Nas próximas horas a votação deverá ser encerrada nos Emirados Árabes, Índia, Rússia e na Turquia. Dos  mais de 200 mil eleitores brasileiros domiciliados nos cinco continentes,  a maioria vota em Nova Iorque (EUA), Lisboa (Portugal) e Boston (EUA).

A divulgação dos resultados deve ser liberada após às 18h deste domingo, 31, quando se encerra o processo eleitoral no Brasil, nos estados com uma hora a menos em relação a Brasília (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

De  acordo com o TSE, o processo de votação começou com os eleitores brasileiros que moram em Wellington, na Nova Zelândia, às 17h (de Brasília) de ontem, sábado (30). Em seguida votaram os eleitores que vivem na Austrália, no Japão e na China. Os últimos a votar serão os brasileiros que residem em São Francisco, nos Estados Unidos. Lá a votação começa às 13h (de Brasília) deste domingo.

O maior colégio eleitoral brasileiro no exterior fica nos Estados Unidos, onde há mais de 66 mil eleitores cadastrados em dez cidades. As maiores concentrações estão em Nova York (21.076) e Boston (12.330). Outro país com um número significativo de eleitores é Portugal: a capital Lisboa registra mais de 12 mil brasileiros aptos a votar; em Porto, são cerca de 10 mil. Na Itália, apenas a cidade de Milão contabiliza mais de 11 mil eleitores.

A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou missões diplomáticas em cada país.

Cobertura

Clique aqui e acompanhe a cobertura completa das eleições federais através do Portal Infonet. A equipe de jornalismo está disponibilizando notícias e a partir das 18h, o internauta poderá conferir, em tempo real, a apuração dos votos de todo o Estado e no iDivulga, aplicativo para iPhones e iPods, o resultado de todos os Estados do Brasil.

Por Aldaci de Souza Com informações do TSE


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais