Vereadores cobram relator do Plano Diretor

Fábio Mittidieri: “Cabe aos vereadores escolher o relator e o sub-relator”
Ainda não foi nomeado um vereador para ser o relator do projeto de revisão do Plano Diretor de Aracaju. O projeto tramita na Câmara Municipal desde o final do ano passado, mas ainda não foi colocado em discussão. Na manhã desta quarta-feira, 6, os vereadores Nitinho (DEM) e Fábio Mittidieri (PDT) cobraram ao presidente Emmanuel Nascimento (PT) a indicação do relator e sub-relator. Eles defendem que a escolha não seja feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que teria indicado a vereadora Míriam Ribeiro (PSDB).

Recentemente, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), do Fórum

Nitinho: “Prefeito quer montar esquema”
em Defesa de Aracaju e outras entidades, estiveram na Câmara solicitando cópia do Plano para que possam fazer um acompanhamento. Na ocasião, Emmanuel Nascimento prometeu escolher o mais breve possível o relator e o sub-relator do Plano.

De acordo com o vereador Fábio Mittidieri (PDT), a sociedade já vem cobrando o andamento do processo de revisão do Plano Diretor. “Peço que a presidência da Casa faça a nomeação do relator e sub-relator e que a escolha seja feita pelos vereadores e não por decreto da Mesa, nem indicação do prefeito. A escolha deve ser feita respeitando colegas de situação e oposição. Cabe a nós escolher e não ao Executivo”, destaca Fábio Mittidieri.

Matos: “É preciso dar nome aos bois”
Influência

“Temos que agilizar a nomeação do relator porque a população está cobrando. Eu acredito que, pelo bom trabalho que vem exercendo, o presidente Emmanuel Nascimento vai pautar a indicação do relator”, destaca Nitinho, enfatizando não aceitar que o vereador indicado sofra qualquer influência política do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

“O prefeito quer montar um esquema direcionando aos seus interesses para aprovar o Plano Diretor. Isso nós não podemos permitir, pois o relator tem um papel muito importante na revisão do Plano Diretor, que deve ser analisado pelos vereadores, com independência, ouvindo e

Jailton Santana: “Prefeito teria indicado Míriam Ribeiro”
recebendo contribuições de entidades de classe ligadas à engenharia, arquitetura, urbanismo, meio ambiente, transporte e trânsito”, afirma Nitinho, reprovado imediatamente pelo vereador Moritos Matos (PSC).

“Se há esquema nesta Casa, é preciso que seja dados os nomes aos bois, para que a população tenha conhecimento, de quem está ou não a seu favor”, enfatiza Matos.

Jailton Santana (PSC) também falou sobre o assunto. Segundo ele, ficou sabendo que o prefeito Edvaldo Nogueira, teria indicado o nome de Míriam Ribeiro. “Nada contra a colega Míriam Ribeiro, mas o correto é que a escolha seja feita pelos

Dr Émerson: “Devem ser escolhidos cinco relatores”
vereadores e não pelo prefeito”, entende.

E Dr. Emérson Ferrira (PT) sugeriu a escolha de cinco relatores. “Um para o Plano Diretor e os outros para cada um dos quatro códigos que serão discutidos e colocados em votação”.

Por Aldaci de Souza 

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais