|
Reunião aconteceu em Brasília (Fotos: Divulgação assessoria do deputado) |
O deputado federal André Moura (PSC) participou, na tarde desta quarta-feira, 11, no Senado Federal, da reunião da bancada federal sergipana (deputados e senadores) com os prefeitos sergipanos que participam da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Destacado defensor do municipalismo, André Moura recebeu elogios dos gestores sergipanos pelo pronunciamento que realizou durante a reunião.
Na oportunidade, o deputado federal comentou que “só quem já foi prefeito sabe da importância dos municípios para a estrutura administrativa do País. Fui gestor de Pirambu por oito anos e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba por sete. Entendo que os verdadeiros problemas surgem nos municípios e é lá onde as soluções devem ser aplicadas”.
|
Prefeito Gilson dos Anjos participou do evento ao lado de outros gestores |
Em seguida, André Moura falou que “a defesa do municipalismo foi um compromisso que nós assumimos ainda na campanha eleitoral e estamos antenados a tudo que se relaciona com o assunto. Nosso gabinete está à disposição dos gestores que sempre nos pedem apoio na capital federal para que seus pleitos sejam expostos e atendidos junto ao Governo Federal”.
Enfraquecidos
O deputado sergipano lembrou aos prefeitos que, com o passar dos anos, os municípios estão ficando cada vez mais enfraquecidos, sem autonomia política, administrativa e financeira. “Já há algum tempo, ainda na Assembléia Legislativa, nós já defendíamos uma maior equidade na distribuição do FPM entre as três esferas da federação. 65% das receitas do FPM ficam com a União; 22% com os Estados e apenas 13% com os municípios. Isso é injusto! É no município onde o cidadão paga o imposto”.
“Tem ainda a Emenda 29 que trata da Saúde e que obriga o município a investir 15% de sua arrecadação própria na área. O Estado tem que investir 12%. Não existe legislação obrigando a União. A Emenda 29 vai obrigar o Estado a investir em Saúde pública parte daquilo que ele arrecadou com os impostos. A Reforma Tributária também tem que ser mais justa para os municípios”, completou o parlamentar.
André Moura ainda colocou que “a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer aprovar, até o final do ano, uma regulamentação para que os municípios assumam a responsabilidade pela manutenção da rede elétrica em seu território. Hoje os municípios são responsáveis pela troca das lâmpadas e luminárias. Se aprovada essa regulamentação, as empresas do setor vão demitir seus trabalhadores de campo e vão manter apenas a estrutura administrativa para receber o dinheiro do nosso povo. Eu faço um alerta no sentido que a Aneel está sendo injusta com os municípios brasileiros”.
Sem recursos
Por fim, o deputado sergipano colocou que “poucos municípios de Sergipe conseguem dar alguns passos com recursos próprios. As receitas tiveram quedas consideráveis. O pagamento do piso nacional dos professores, por exemplo, elevou consideravelmente os gastos com pessoal dos Estados e municípios. É uma reivindicação justa dos professores, diga-se de passagem, mas e as outras categorias? Para amenizar esse sufoco, estamos de olho na distribuição dos royalties do pré-sal para todos os municípios, na aprovação do projeto de regulamentação da Emenda 29 da Saúde e em um novo pacto federativo”.
“Pacto este que precisa ser mais justo e que acabe com essa guerra fiscal entre os Estados federados. Somos a favor do fim do ICMS interestadual. A grande verdade é que muitos municípios vivem quase que, exclusivamente, das receitas do FPM. Esses, muito em breve, estarão fadados à falência e a apenas fazerem os pagamentos das folhas. Poucos municípios sergipanos recebem royalties do petróleo, das mineradoras e das empresas de energia elétrica. Enquanto isso, os investimentos nos municípios ficarão prejudicados ou até paralisados”.
Fonte: Assessoria Parlamentar
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B