Emmanuel quer explicações sobre morte de menina por dengue hemorrágica

Emmanuel lamenta morte da adolescente (Foto: Alberto Dutra)

Em solidariedade aos pais de uma menina de 13 anos que faleceu no domingo,26/6, vítima de dengue hemorrágica, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o vereador Emmanuel Nascimento (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para pedir ao poder público que reflita sobre a prestação dos serviços de saúde no Estado e na capital sergipana. O parlamentar disse ainda que fará uma indicação ao secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Guimarães , solicitando esclarecimentos sobre a morte da menina.

"Geralmente são os filhos que enterram seus pais, mas nessa família ocorreu o inverso. Uma família negra que teve a filha hospitalizada, mas não conseguiu uma vaga na UTI do Huse. Diante da lamentável situação, ficam as perguntas: será que se tivesse uma vaga, ela teria sido salva? E se tivesse havido o diagnóstico precoce? Será que até no momento de um atendimento médico há discriminação?", questinou Emmanuel.

Para o vereador petista, é importante que o chefes do Executivo estadual e municipal reflitam sobre a situação e possam viabilizar uma melhor forma de prestar um serviço melhor na rede pública de saúde. "É dever do Executivo cuidar, acudir o povo na área da saúde. É preciso que as pessoas sejam assitidas. Me disseram que, inicialmente, falaram à família que a menina estava com virose, hoje tudo é virose. Se tivesse havido o diagnóstico precoce da dengue, talvez a menina não tivesse morrido. E é nisso que precisamos trabalhar, melhorar na rede pública de saúde para se evitar tais situações lamentáveis", disse Emmanuel.

Em aparte, os vereadores Dr. Gonzaga (PMDB) e Emmnauel Messias (PRB) destacaram a necessidade de medidas preventivas e a falta de leitos nos Huse. "É preciso cada vez mais combater o mosquito da dengue e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a sua procriação. Peço aos secretários de saúde que façam voltar a circular o carro fumacê", disse Dr. Gonzaga.

Já o parlamentar Nitinho (DEM) ressaltou o caos na saúde pública do Estado e afirmou ser constante a falta de atendimento na rede pública de Sergipe. "Basta visitar qualquer posto de saúde e o senhor irá se deparar com situações lamentavelmente semelhantes. E diariamente no Huse também. Se o senhor for lá todo dia, terá de subir muito a esta tribuna para expressar a sua indgnação", declarou o demista.

Fonte: Ascom/CMAju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais