Lei proíbe venda de produtos que contêm o Bisfenol A

A substância também é proibida em países como Canadá (Foto: Ascom CMAJU)

A partir da iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e do vereador Dr. Emerson (PT), comerciantes da capital sergipana estão proibidos de vender produtos e embalagens contendo o composto Bisfenol "A". O Bisfenol A ou BPA é um componente utilizado na produção do policarbonato e de outros plásticos, que, segundo especialistas, contribui para o aumento das células cancerígenas.

A substância também é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns estados norte-americanos, e em várias cidades do Brasil, era utilizada na produção de garrafas plásticas, mamadeiras e copos para bebês e produtos de plástico variados. O uso do Bisfenol foi alertado pelo oncologista  William Eduardo Nogueira Soares durante uma Tribuna Livre da CMA.

De acordo com o médico, o grande aumento da produção mundial de produtos com a substância Bisfenol A, vem colaborando com o aumento das células cancerígenas,  na tireóide,  pênis, testículos, seios, dentre outros. Segundo William Soares, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu desde o  dia 16 de setembro de 2011,  uso da substância Bisfenol A (BPA) nas mamadeiras importadas ou fabricadas no país.

Sobre o assunto da Tribuna Livre que motivou a criação da Lei de nº 4096/2011, Emmanuel Nascimento parabenizou o oncologista Wiliam Soares pela preocupação em pesquisar e divulgar um assunto tão importante para ajudar a população no sentido de buscar a prevenção dos diversos tipos de câncer. Dr. Emerson também agradeceu o oncologista pelo alerta que fez sobre a substância considerada cancerígena.

Fonte: Ascom CMAJU

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais