Governo debate investimentos com Banco Mundial

Técnicos do Banco Mundial debate ações sociais com técnicos do Governo (Fotos: Victor Ribeiro/Seplag)

Representantes do Banco Mundial estão em Sergipe reunidos com vários segmentos do Governo do Estado com o intuito de ampliar os recursos para as políticas de desenvolvimento de Sergipe. O grupo do Banco Mundial se reunirá até a próxima sexta-feira, 10, com representantes das Secretarias de Estado de Políticas Para as Mulheres (SEPM), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e de Saúde. Políticas que incluem o combate à violência contra mulheres e paz na escola, entre outras ações.

Representantes do Banco Mundial transmitem orientações técnicas ao grupo do Governo do Estado sobre a forma de elaborar o Development Policy Lending (DPL) – Empréstimo para Políticas de Desenvolvimento, na tradução para o português. Na ótica dos técnicos, o projeto tem como meta a garantia de liberação de mais recursos para as políticas de desenvolvimento do estado.

A missão

Paz nas escolas também faz parte do elenco de propostas

A missão de preparação teve início na segunda-feira, 6, e prosseguirá até sexta, 10, com reuniões sobre ações relacionadas às diversas pastas. “O objetivo da missão é fazer a identificação dos pontos a serem abordados na preparação do DPL, com foco em sua aprovação”, disse Tânia Dmytraczenko, representante do Banco Mundial.

Ela explicou que o DPL é um tipo de empréstimo que apoia o programa de políticas e as ações institucionais, já iniciadas, desde que consistentes com as políticas econômicas e setoriais do país ou estado em questão.

O coordenador do escritório de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial em Brasília, Magnus Lindelow, disse que Sergipe atende a todos os pré-requisitos estipulados pela instituição econômica.  “O primeiro é que o país em que o Estado está inserido tenha políticas macroeconômicas sólidas. Depois, é preciso que haja regulamentação na transferência entre o Governo Federal e os estados; e que o estado tenha programa de despesas adequadamente sustentável a médio e longo prazo. É o caso de Sergipe”, ressaltou o coordenador.

Na sede da Secretaria de Estado Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), a secretária Adjunta da SEPM, Ivânia Pereira, participa de discussão no grupo de Inclusão Produtiva. Na Secretaria de Estado da Saúde (SES) está a coordenadora administrativa, Maria das Graças.

Já na Secretaria de Estado da Educação (SEED), a gerente de Ações Temáticas, Fátima Fontes, participa de discussão sobre as atividades do programa Cidadania e Paz nas Escolas. Em todos esses debates, está uma representação do Banco Mundial.

“O objetivo da missão é fazer a identificação dos pontos a serem abordados na preparação do DPL, com foco em sua aprovação”, disse Tânia Dmytraczenko, representante do Banco Mundial.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEPM

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais