AL ainda não iniciou debate para sucessão no TCE

Angélica Guimarães: sem comunicado do TCE (Foto: Arquivo Infonet)

Contrariando a expectativa, a Assembleia Legislativa não iniciou os trabalhos legislativos a partir de debates em torno da vacância anunciada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), surgida com a aposentadoria da conselheira Isabel Nabuco. A vaga já está oficializada com publicação no Diário Oficial, mas, segundo a deputada Angélica Guimarães, presidente do Poder Legislativo Estadual, ainda não chegou comunicado do TCE à Assembleia.

Por falta de comunicado oficial, conforme explica a parlamentar, ainda não se abriu o processo para a escolha do futuro conselheiro do Tribunal de Contas. Ela garante que ainda não há manifestações para candidaturas, o que só deve ocorrer, na sua ótica, quando o Legislativo receber comunicado oficial do Tribunal de Contas sobre a vacância.

Mas entre os parlamentares há o sentimento de unidade e o nome a ser indicado pelo Poder Legislativo será efetivamente o do ex-deputado estadual Belivaldo Chagas, que atualmente ocupa cargo de secretário de Estado da Educação. “Para mim, a sucessão no Tribunal de Contas é caso encerrado: será mesmo Belivaldo Chagas”, reage um deputado da base aliada do Governo.

Sem antecipação

Na ótica do parlamentar, está descartada a antecipação das eleições para escolha da mesa diretoria da Assembleia Legislativa. A deputada Angélica Guimarães garante que não tratou da questão e assegura que não vislumbra a antecipação de eleição. “Não se trata de antecipar a eleição. Está no regimento da Casa que as eleições podem acontecer a qualquer momento, entre o dia primeiro de fevereiro até a última sessão plenária, a ser realizada em dezembro”, diz, numa referência às mudanças no regimento promovidas ainda no mandato de Ulices Andrade.

“Não estamos tratando de eleições para a Mesa Diretora, estamos tratando apenas da mensagem encaminhada ao governador à Assembleia Legislativa”, resumiu a presidente Angélica Guimarães. Mas ela admite que o período eleitoral para a escolha da Mesa Diretora já foi deflagrado. “O regimento da Casa prevê e já estamos em período eleitoral. As eleições podem ser feitas a qualquer momento”, enfatizou.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais