Secretários da PMA sonham com as cadeiras da Câmara

Credibilidade de Fábio, Lucimara, Bittencourt e Samarone  testada nas urnas (Fotos: Portal Infonet)

A movimentação já é grande na Prefeitura de Aracaju em torno dos possíveis candidatos às cadeiras da Câmara Municipal. Vários secretários deverão se afastar das pastas para enfrentar as urnas com vistas às eleições do próximo dia 7 de outubro. Até agora, apenas o titular da Secretaria Municipal de Esportes (Semel), o vereador Fábio Mitidieri (PSD), deixou o cargo para concorrer à reeleição.

Grande parte dos secretários municipais vai deixar os cargos com a convicção de que serão eleitos vereadores da capital sergipana. Alguns confiados no trabalho desenvolvido à frente das secretarias, outros, apesar de desconhecidos, acreditando ganhar a simpatia dos eleitores.

Entre os gestores municipais que querem ser vereadores, aparecem os nomes de Antonio Samarone, titular da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Lucimara Passos, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Antonio Bittencourt, secretário Municipal de Educação, Silvio Santos, secretário Municipal da Saúde, Jeferson Passos, secretário Municipal de Finanças e Fábio Mitidieri, que já renunciou ao cargo de secretário Municipal de Esportes.

Câmara

Silvio Santos também colocará credibilidade à prova

“Eu sou pré-candidatíssimo em prol da continuidade do trabalho que venho desenvolvendo na Câmara Municipal de Aracaju”, garante o presidente do Poder Legislativo, Emmanuel Nascimento, que está completando o sexto mandato e não abrirá mão de disputar o sétimo, a exemplo do colega Evandro Franca.

Se depender dos vereadores da atual legislatura, as cadeiras do Plenário voltam a ser ocupadas pelos mesmos parlamentares. Isso porque, a exceção do vereador Élber Batalha Filho (PSB) [que optou por continuar no cargo de secretário de Estado do Turismo], todos os demais [18] vão lutar pela reeleição.

A Câmara Municipal de Aracaju já foi composta por 21 vereadores. Atualmente são 19, mas a próxima legislatura será de 24 parlamentares.

Sindicalistas

Élber Filho optou pela continuidade no cargo

Entre os sindicalistas pré-candidatos às vagas destinadas à Câmara Municipal de Aracaju, estão o representante do Sindicato do Samu, Arnaldo Júnior, que já disputou as eleições passadas, como candidato a deputado estadual; o presidente do Sindicato da Guarda Municipal, Ney Lúcio Santos e possivelmente a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Flávia Brasileiro.

Como acontece em todo pleito eleitoral, a presença de sindicalistas entre os candidatos é freqüente, o que divide opiniões entre os eleitores. Uns acreditam que quando o sindicalista se volta para a questão política, acaba deixando a categoria de lado. Outros entendem que se eleitos, os sindicalistas podem exercer melhor a função de porta-vozes, principalmente em virtude de um maior acesso aos gestores.

Prazos

Rogério Carvalho venceu nas prévias

De acordo com a legislação eleitoral, os pré-candidatos devem cumprir todos os prazos e requisitos estabelecidos. No dia 31 de junho encerra o prazo para a realização das convenções destinadas à escolha dos pré-candidatos. E os requerimentos de registro dos candidatos, deve ser entregue no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até às 19h do dia 5 de julho.

Prefeitura

Já a cadeira do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), vem sendo desejada por vários políticos. Mas até agora, foram definidas em convenções, apenas as pré-candidaturas do Partido dos Trabalhadores e do Partido Popular Socialista. Pelo PT, estará disputando o ex-secretário de Estado da Saúde e atual deputado federal, Rogério Carvalho.

José Almeida Lima também foi escolhido

Pelo PPS, foi definida a pré-candidatura do ex-senador e atual deputado federal, José Almeida Lima.

O deputado federal Valadares Filho (PSB) também pode entrar na disputa, seja formando nova chapa com apoio do prefeito Edvaldo Nogueira, que indicaria o vice, podendo ser o secretário de Finanças, Jeferson Passos, ou a secretária de Governo, Tânia Soares.  Ou ainda sendo o vice de Rogério Carvalho.

O deputado estadual Adelson Barreto (PSB) também não abre mão da tentativa de ser o sucessor do prefeito Edvaldo Nogueira.

Os demais partidos ainda não aprovaram os pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais