![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
À tarde, a Presidenta Dilma vai ter uma reunião com todos os governadores do Nordeste, para debater a situação da seca nesta região do País. Hoje, 261 cidades na região estão em estado de emergência. Eram 229 na sexta-feira, quando o governo reconheceu mais 32 municipios em situação grave. Em Sergipe são dezoito municípios, já reconhecidos pelo governo federal. Entram na lista 8 cidades do Piauí, 5 da Bahia e uma do Rio Grande do Norte.
Em Pernambuco, os efeitos da estiagem atingem a agricultura e a pecuária. Cerca de 100 mil pequenos produtores rurais do sertão já perderam suas lavouras de milho e feijão. Só em Pernambuco, 300 mil toneladas de alimentos deixaram de ser produzidos. A perda chega a 95% dos plantios. Mas a falta de chuva comprometeu em cem por cento a qualidade dos produtos.
O Estado de Pernambuco tenta agora salvar os rebanhos bovino, caprino e ovino, que somam seis milhões de cabeças. Com a estiagem, os criadores intensificaram as vendas para abate, receosos com a falta de pastagens e perda de peso dos animais.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B