Categoria vai a AL pedir o fim do fator previdenciário

Aposentados e Pensionistas pedem apoio aos deputados (Fotos: Portal Infonet)

Representantes de diversas entidades de aposentados e pensionistas de Sergipe estiveram na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 15. O objetivo foi pedir o apoio dos parlamentares para que intercedam junto ao Congresso Nacional para o fim do fator previdenciário.

Criado em 1990, o fator previdenciário leva em consideração a idade e o tempo de contribuição na hora de calcular o valor da aposentadoria dos brasileiros. Segundo a categoria, o trabalhador que se aposenta antes da idade mínima recebe proporcionalmente menos na aposentadoria.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas e Idosos de Sergipe, João Valmir de Souza, a categoria está engajada na luta pelo fim do fator previdenciário. “Nós estamos lutando para que o congresso tire da gaveta os projetos que já foram aprovados no Senado. Hoje aqui nós estamos na assembleia fazendo um movimento para que os nossos deputados estaduais e que tem representação no Congresso Nacional se sensibilize melhore um pouco com esta política perversa que só prejudica o trabalhador, especialmente nós aposentados”, afirma.

Deputado Estadual, pastor Antônio dos Santos

O deputado estadual pastor Antônio dos Santos, intermediou o pedido da categoria na Casa. Segundo o deputado, a categoria está sendo maltratado pelo poder público ao não reconhecer os seus direitos. “No momento que eles mais precisam de recursos para atender as suas necessidades, nessa hora tem na sua aposentadoria o maldito fator previdenciário que tira dele o direito de receber o que teria. A tendência é que todo aposentado e pensionista, se ele viver muito, ele fique com um salário mínimo porque não pode ser menos do mínimo. Outro ponto é levar o aposentado que contribui 35 anos voltar a pagar a previdência sob a alegação de que ganha acima de uma faixa, está errado e foi uma decisão equivocada”, garante o deputado.

Quem também esteve engajado no movimento foi a Associação dos Aposentados e Pensionistas Idosos de Aracaju (Asapia). Para o presidente da Asapia, José Augusto da Silva, a categoria está na luta da melhoria para os aposentados e pensionistas. “Nós procurando os deputados e senadores é que a gente vai conseguir acabar com o fim do fator previdenciário porque está tomando todo o salário dos aposentados. Hoje a dificuldade é muito grande e para a gente sobreviver tem que haver essa consciência não só em Sergipe, mas em todo o Brasil. As dificuldades são muitas, mas principalmente a saúde”, diz.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais