|
Quem não justificar ficará com pendência na Justiça Eleitoral (Foto: Portal Infonet) |
Os eleitores que não compareceram a votação no seu domicílio eleitoral no dia da eleição onde houve segundo turno, tem até esta quinta-feira, 27, para justificarem o voto. Em todo o Brasil, o voto é obrigatório para os eleitores que tem entre 18 e 70 anos de idade.
No cartório eleitoral situado na rua Itabaiana o movimento foi tranquilo nesta quinta-feira, 27. Aqueles que não votaram, devem ir até um cartório eleitoral e preencher um requerimento de justificativa eleitoral.
Quem se apressou para fazer a justificativa foi o eleitor Lucival Santos. Morando em Aracaju desde o mês de maio, Lucival deixou de fazer a justificativa no segundo turno. “No dia da eleição eu estava aqui, mas o meu título é de São Paulo e não justifiquei. Tive que pagar R$ 14 reais porque fiquei mais de uma vez sem votar. para que isso não aconteça novamente, pretendo transferir meu titulo para Aracaju”, explica.
Durante o recesso forense que segue até o dia 6 de janeiro de 2013, o cartório eleitoral da rua de Itabaiana manterá equipes de plantão e o horário de funcionamento se estenderá das 8h às 13h.
Segundo Gleide Soares, funcionária do cartório eleitoral, o pouco movimento registrado se deve ao hábito do brasileiro que sempre deixa para resolver as coisas na última hora. “ Sempre final de prazo tem um movimento maior. O valor é de R$ 3,50 e o eleitor pode deixar de votar por três pleitos para que não fique com pendência na justiça eleitoral”.
Para quem não justificar a ausência do voto, ficará impedido de realizar a emissão de passaporte, não poderá pedir empréstimos ou fazer financiamentos, bem como participar de concurso para função pública.
Por Aisla Vasconcelos