![]() |
Alexandre e Roger tentam convencer Juvêncio (Fotos: Cássia Santana) |
Está em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju projeto de lei complementar que suprime os efeitos da lei complementar aprovada no ano passado no Legislativo Municipal, que concede incentivos fiscais a empresas de tecnologia da informação (TI).
No ano passado, os vereadores aprovaram projeto de autoria do Executivo Municipal, reduzindo de 5% para 2% o Imposto Sobre Serviços (ISS) para o segmento e, neste ano, o prefeito João Alves Filho (DEM) encaminhou novo projeto à CMA, tornando a lei sem efeito e concedendo o benefícios a apenas uma empresa de call center.
O projeto começou a ser votado na manhã desta segunda-feira, 4, em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores e já foi aprovada a sua tramitação, em primeira discussão. Há expectativa que o projeto seja apreciado, em segunda e terceira discussões, ainda na tarde desta segunda, a partir das 14h45, horário que os trabalhos legislativos serão reiniciados.
Antes de iniciar a votação, um grupo de empresários conversou com alguns parlamentares e com o secretário municipal de Articulação Política, Juvêncio Oliveira, na perspectiva de convencer o prefeito João Alves Filho (DEM) a encaminhar pela retirada do projeto. O secretário prometeu que intermediaria entendimentos, mas o projeto permanece em tramitação com o encaminhamento pela aprovação feita pelo vereador Manoel Marcos (DEM), líder do prefeito.
Apesar da resistência da bancada de oposição, o projeto foi aprovado por maioria: 20 votos favoráveis, 1 contra e uma ausência. Os oponentes ao projeto justificaram o encaminhamento pela tramitação do projeto, mas informaram que apresentarão emendas em benefício das empresas de TI.
Migração
![]() |
Cópia da Lei aprovada em São Cristovão em benefício de empresas de TI |
Os presidentes da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, e da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação de Sergipe (Assespro-SE), Roger Barros, explicaram que a o projeto de lei apresentado pelo prefeito João Alves Filho (DEM) poderá provocar grande migração de empresas para municípios que fixaram em 2% a alíquota do ISS.
De acordo com os empresários, o município de São Cristovão já dispõe de lei específica que estabelece em 2% a alíquota. Os prefeitos Fábio Henrique, de Nossa Senhora do Socorro, e Airton Martins, da Barra dos Coqueiros, também se comprometeram com a classe empresarial para concessão destes benefícios. “E não apenas será o incentivo fiscal. Há também incentivos territorial e locatário”, informa Roger Barros.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B