Sukita deve ser levado para presídio nesta segunda-feira

Sukita chega à 3ª DM com um terço entrelaçado às mãos (Foto: Divulgação Evenilson Santana)

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita (PSB), deverá ser transferido nesta segunda-feira, 11 para o Complexo Penitenciário Jacintho Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria ou para a Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião). Ele está na 3ª Delegacia Metropolitana localizada à Av. Visconde de Maracaju, desde o último sábado, 9.

Sukita foi preso por agentes da Polícia Federal, em cumprimento a um mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público Federal (MPF) visando a suspensão de uma liminar que o colocou em liberdade no domingo, dia 13 de julho, mediante um alvará de soltura assinado pelo juiz federal Carlos Rebelo, da 9ª Vara Federal em Sergipe, com sede na cidade de Propriá e cujo município de Capela está subordinado.

O advogado Emanoel Cacho [que entrou com pedido de Habeas Corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça no mesmo dia da prisão], discorda do retorno de Sukita à prisão.

“A prisão do último sábado é ilegal. Não existe no direito brasileiro a concessão de um mandado de segurança para garantir um direito líquido. Já entramos com o habeas corpus junto ao STJ e agora vamos esperar a decisão com a expectativa de que até a próxima sexta-feira, 15, possamos reverter a situação”, enfatiza.

Manoel Messias Sukita é acusado de praticar crimes de improbidade administrativa, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos, durante a gestão à frente da Prefeitura de Capela [entre 2005 e 2012], causando prejuízo ao cofres públicos na ordem de R$ 6 milhões.

Também retornou à cadeia no último sábado, 9, o ex-secretário municipal de Finanças, José Edivaldo dos Santos, que responde às mesmas acusações. Sukita foi preso no apartamento em que reside à Av. Beira Mar e José Edivaldo, na cidade de Capela. Primeiro os dois foram levados à Superintendência da Polícia Federal e em seguida,  encaminhado à 3ª DM. Os dois foram presos pela primeira vez em 3 de junho de 2014, tendo passado 40 dias no Compajaf.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais