Pactuações de gestores contribuem para avanços em SE

Reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 26 (Foto: Edinah Mary)

A 3ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 2014, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 25, na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) foi marcada por pactuações que irão repercutir em novos e grandes avanços para a política de assistência social em Sergipe. Na oportunidade, foram apresentados, discutidos e pactuados os limites dos prazos para a adesão e implantação do Serviço de Acolhimento Institucional de Alta Complexidade, e do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes.

Durante o encontro, os gestores municipais, integrantes da CIB, pactuaram que os municípios poderão aderir aos Serviços de Acolhimento referentes a 2014 até dezembro deste ano; e que, os municípios que já aderiram, através do cofinanciamento estadual em 2012/2013, mas ainda não implantaram o serviço, terão até o dia 13 de outubro do corrente ano.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, os municípios sergipanos estão cada vez mais atuante na aplicação de políticas públicas socioassistenciais, o que tem contribuído bastante no processo de execução e evolução das atividades neste setor. “Como sempre acontece, a nossa ideia nesta reunião é consolidar a efetivação de todas as ações na área da assistência social em Sergipe. Desta vez, com maior foco para as atividades referentes ao serviço de cofinanciamento estadual. Para isso, estamos realizando uma espécie de força tarefa, através do Departamento de Assistência Social da Seides, e contamos com a contínua participação e colaboração dos representantes de todos os municípios, visando facilitar e agilizar ainda mais o processo de adesão e implantação de cada um desses serviços de acolhimento nessas cidades”, ressalta.

Tobias Barreto é um dos municípios que tem participado e contribuído bastante em relação à execução de políticas públicas da assistência social, por isso a presença constante do secretário municipal de Assistência Social e membro da CIB, Valdiosmar Vieira, nas reuniões da Ccomissão. “Parece ser bem simples todo o procedimento de envio dos dados cadastrais e documentação para o aceite do termo de adesão e de implementação dos serviços de acolhimentos. Entretanto, o simples, por vezes, se complica durante o encaminhamento do processo. É por isso que estamos aqui, para fazer a nossa parte, esclarecermos dúvidas, além de levarmos novas ideias que possam beneficiar ainda mais a população do município, tudo isso em parceria com a Seides”.

Para a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SE) e secretária municipal de Assistência Social de Salgado, Polyana Ribeiro, toda reunião da CIB, além de importante, é imprescindível para que novos avanços na assistência social em Sergipe sejam alcançados. ”Esse é um espaço democrático oferecido pelo Colegiado e Seides, com o intuito de estimular ainda mais a discussão e participação dos representantes municipais acerca da execução e efetividade de políticas públicas socioassistenciais em todo o estado. Com certeza, esse é um momento que faz muita diferença para a continuidade dos trabalhos desses gestores municipais”.

Fonte: Ascom Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais