Votação Paralela acontece tranquila no TRE/SE

Votação Paralela acontece na sede do TRE/SE (Fotos: Portal Infonet)

Está sendo realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) e de maneira tranquila, a Votação Paralela, cuja apuração será feita a partir das 17h deste domingo, 5 de Outubro, a exemplo do que acontece com as eleições gerais para a escolha do presidente da República, de senadores, governadores, deputados federais e deputados estaduais.

De acordo com o promotor Eduardo D’Ávila, que acompanha a Votação Paralela juntamente com representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e partidos políticos, auditoras independentes, Conal, Ministério Público e um juiz, trata-se de uma eleição igual às outras.

“A única diferença é que tem os votos preenchidos pela população anteriormente, as urnas escolhidas são lacradas, outras são colocadas no local e os votos são contados para constatar a seriedade do sistema, só não vale o resultado”, ressalta.

Audirtoras ao lado do representante do Conselho Contabilidade e do promotor Eduardo D'Ávila

De acordo com o representante do Conselho Regional de Contabilidade, Elson Amorim, no último dia 19 de setembro, várias pessoas votaram nos candidatos oficiais, por meio de mil cédulas de papel.

“Estas cédulas foram colocadas em duas urnas de lona, que foram lacradas. Ontem dia 04/05, foram sorteadas duas urnas eletrônicas (que já estavam prontas para o pleito), que foram retiradas das seções em que estavam, trazidas ao TRE/SE, foram instaladas na sala da votação paralela teve as portas lacradas”, explica.

Elson Amorim disse ainda que a partir do inicio da votação oficial e paralelamente a ela, seguindo todos os seus ritos, está havendo, a inserção dos 1.000 votos em cédulas nas duas urnas eletrônicas (500 em cada).

“A apuração será feita à partir das 17h, obedecendo os mesmos ritos da oficial. Todo processo está sendo gravado por um sistema interno do TRE/SE. Cada voto está sendo mostrado e lido em voz alta”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais