TRE não marcou julgamentos semelhantes a ação de Sukita

Pleno do TRE/SE (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Após o julgamento da ação contra o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita na tarde desta terça-feira, 21, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) deve marcar os próximos, referentes às ações da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE), por abuso de poder no período eleitoral. Serão julgados o governador Jackson Barreto (PMDB), o senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Caso o TRE seja favorável à Procuradoria, os rpeus ficarão inelegíveis por oito anos, assim como aconteceu com Sukita.

De acordo com o processo, Jackson Barreto é acusado de “promover abusivamente sua candidatura antes mesmo do período eleitoral, usando as verbas de publicidade e os meios de comunicação do Governo do Estado”. O vice-governador Belivaldo Chagas também é réu nesse processo.

A ação contra Eduardo Amorim e contra o candidato a vice-governador, Augusto Franco Neto são acusados de “usar a Rede Ilha de emissoras de rádio, de propriedade da família do senador, para divulgar sua candidatura, seja em entrevistas sobre temas diversos, debates ou participações ao vivo”.

O processo contra o deputado Augusto Bezerra se refere ao “abuso de poder econômico com o repasse irregular das verbas de subvenção da Assembleia Legislativa de Sergipe”. Na ação também é ré, Clarice Jovelina de Jesus, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Veneza.

“Esses casos não são iguais ao de Sukita, mas tem suas peculiaridades e vamos ver como o Tribunal irá se comportar, vai analisar. São casos diferentes, mas também estamos dizendo que houve abuso dos meios de Comunicação por parte dos réus”, explica o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Rômulo Almeida, acrescentando que, caso o Tribunal decida em favor da PRE, os réus ficarão inelegíveis por oito anos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais