Seminário debate políticas públicas para infância

Evento vai acontecer dia 8 no auditório do Tribunal de Justiça (Foto: Divulgação)

Debater os desafios na implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de vida, nos seus múltiplos aspectos: físico, psicossocial, linguístico e jurídico. Este é o objetivo do I Seminário “Primeira Infância: Um ideário em Construção”, que acontece nesta sexta-feira, 08, das 8h às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, localizado na Praça Fausto Cardoso. A realização é da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe, coordenada pela deputada estadual Ana Lúcia.

“Durante o seminário, especialistas em diversas áreas irão debater o conceito de primeira infância e avaliar de que forma Sergipe e o Brasil avançaram na garantia dos direitos e na promoção de oportunidades para meninos e meninas de zero a seis anos”, explica a deputada Ana Lúcia, ressaltando a necessidade de que as crianças, desde a sua mais terna idade, precisam ser enxergadas pela sociedade como sujeito de direitos e como um indivíduo em processo de formação.

Para isso, o evento irá reunir especialistas das áreas de saúde, educação, psicologia e direito, a exemplo do Dr. Byron Ramos, professor do Departamento de Medicina da UFS e Referência Técnica na área da Criança com Deficiência, na Secretaria Estadual de Saúde e SEDH, e da professora do departamento de Educação da UFS, Ana Maria Lourenço Azevedo. Também estarão presentes Karyna Sposato, professora do Departamento de Direito da UFS; Marcelo Ferreri, professor do Departamento de Psicologia da UFS, além de Sandra Beiju, professora alfabetizadora da Rede estadual e municipal de Educação.

A programação do seminário contará com debates e mesas redondas, mas também apresenta atividades lúdicas, a exemplo de apresentações culturais e uma oficina de contação de história, ministrada pelo professor e historiador Wilton Santos, idealizador do projeto de contação de histórias “Roda de Sinhá”, desenvolvido no município de Estância.

Inscrições e certificados

A atividade irá disponibilizar certificados de 8h, que serão distribuídos ao final do evento. Para participar, é necessário se inscrever previamente. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico primeirainfanciasergipe@gmail.com ou diretamente no gabinete da deputada estadual Ana Lúcia, no 4° andar da Assembleia Legislativa. No e-mail, devem conter as seguintes informações: nome completo, profissão e contato telefônico e eletrônico.

Confira a Programação completa:

8h: Credenciamento
8h30 – Apresentação Cultural Reisado Mirim (Grupo Mafuá)
9h – Mesa de Abertura: Deputada Estadual Ana Lúcia
9h15 – Mesa: Os desafios na implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral na Primeira Infância nos seus múltiplos aspectos: físico, psicossocial, linguístico e jurídico.
* Profº Dr. Byron Ramos (Departamento de Medicina da UFS e Referência Técnica na área da Criança com Deficiência, na Secretaria Estadual de Saúde e SEDH)
* Profª Dra. Ana Maria Lourenço Azevedo (Departamento de Educação da UFS)
* Profª Dra. Karyna Sposato (Departamento de Direito da UFS)
10h40 – Intervalo 
10h50 às 12h – Debate.
14h – Mesa: Prioridade absoluta e o lúdico: A garantia do brincar  nos aspectos psicológicos e educacionais.
Profº Dr. Marcelo Ferreri (Departamento de Psicologia da UFS)
Profª Mestre Sandra Beiju (Rede estadual e municipal de Educação)
14h40 – Debate
15h30 – Oficina de Contação de História – Prof. Wilton Santos/ Historiador (“Roda de Sinhá”).
16h30 – Debate/ Encerramento.

Fonte: assessoria da deputada Ana Lúcia

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais