Cohidro interrompe perímetros irrigados no interior

Maria Mendonça e os agricultores: busca de solucção com governador (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Os perímetros irrigados Porção da Ribeira e Jacarecica, no município de Itabaiana, estão parados. De acordo com informações dos agricultores, o fornecimento de energia elétrica foi cortado e o abastecimento de água para irrigação acabou interrompido.

O diretor da Cohidro, Mardoqueu Bodano, não atendeu, mas um de seus assessores conversou com a equipe do Portal Infonet por telefone, informou que o diretor estava em reunião, que não falaria sobre a questão, mas admitiu que a Companhia de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe possui uma dívida no valor de R$ 672 mil com a Empresa Distribuidora de Energia Elétrica (Energisa) e revelou que a companhia está aguardando a liberação dos recursos para efetuar o pagamento e regularizar a situação.

Na manhã desta sexta-feira, 22, um grupo de agricultores e a deputada Maria Mendonça (PP) interceptaram o governador Jackson Barreto (PMDB) para discutir a questão e encontrar uma solução para o problema. O governador ouviu as reclamações e prometeu uma resposta até o final do dia, mas se recusou a dar explicações aos jornalistas que acompanharam o encontro, que aconteceu no bairro Industrial durante visita da comitiva do Palácio às obras de urbanização daquela região.

Aos jornalistas, o governador disse apenas que encaminhou a questão para análise da “Procuradoria”. O presidente da Associação de Produtores Rurais do Povoado Mangabeira, Jadiel Domingos Santos, informou que o abastecimento de água foi interrompido nesta semana em decorrência deste débito da Cohidro com a Empresa Distribuidora de Energia Elétrica. “E nós estamos perdendo tudo, se o governador não solucionar este problema, vamos perder tudo”, desabafou o presidente da Associação Comunitária da Barragem Jacarecica, José Arnaldo Oliveira de Gois.

Alimentos mais caros 

A deputada Maria Mendonça disse que intermediou entendimentos com o governador porque foi procurada, pessoalmente, pelos produtores rurais afetados. “As hortaliças, já perderam, mas ainda tem parte da produção que pode ser recuperada se ligarem [normalizar o abastecimento de água] hoje”, comentou a parlamentar. “O governador nos pediu que ficássemos na cidade hoje até que ele encerrasse esta visita”, disse a deputada.

Na avaliação ótica da deputada Maria Mendonça, cerca de 10 mil trabalhadores que atua direta e indiretamente estão prejudicados. “E o prejuízo também vai para a mesa de todos os sergipanos. Quando o perímetro deixa de fornecer os alimentos, vamos pagar um alimento bem mais caro e sem qualidade por conta desta situação porque está na iminência de perder toda produção”, destacou Maria Mendonça.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais