Veículos não podem trafegar na Praia do Saco

Manilhas foram instaladas em vias para impedir o tráfego de veículos (Foto: Ascom Prefeitura de Estância)

Finalmente, a Prefeitura de Estância começou a cumprir determinação judicial para coibir o tráfego de veículos na Praia do Saco, naquele município. Foram fixadas manilhas para impedir que veículos tenham acesso a áreas exclusivas para banhistas. O prefeito Gilson Andrade informou que está cumprindo decisão judicial para evitar que o município seja penalizado com pagamento de multa. “Se não fizer isso, o município é condenado e o prefeito também, não tem outro caminho”, informa o prefeito.

A decisão judicial é assinada pelo juiz Rafael Soares Souza, da 7ª Vara Federal, atendendo pedido do Ministério Público Federal. A decisão judicial é datada de 20 de outubro de 2016. Neste ano, no dia 7 de março, o juiz observou que a medida judicial não vem sendo cumprida pelo município e verificou que a prefeitura tem expedido alvará em favor de empresas que mantêm veículos à disposição de turistas naquela praia.

“Além de não cumprir decisão judicial, o réu [a prefeitura] parece estar acobertando/incentivando condutas ilícitas, tanto por omissão [ausência do poder de polícia] como ação [concessão de alvarás, sem delimitações ou exigência de cumprimento das restrições ambientais e de segurança]”, destaca o magistrado na sentença, fazendo referência aos alvarás que permite que a praia seja explorada por buggys. “O município de Estância não está levando a ordem judicial a séria, ignorando-a. O município acumula multas milionárias por descumprimento de ordem judicial que, impopulares ou não, precisam ser cumpridas”, ressaltou o juiz, na sentença.

Além de obrigado a colocar barreiras físicas para impedir o tráfego de veículos na praia, a Prefeitura de Estância também deve exercer fiscalização e instalar placas proibitivas, com dimensão de 2 metros por 1,20 metro a praia e deve encaminhar à justiça federal relatórios sobre o número de autuações de condutores que insistirem em trafegar em local proibido.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais