Cohidro amplia ações do programa Saúde Integral

(Foto: Ascom Cohidro)

Em 2012, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) dará continuidade às atividades do programa Saúde Integral, voltado para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos funcionários. No ano passado, diversas ações foram realizadas na sede da empresa. O principal objetivo para este ano é levar o programa aos perímetros irrigados no interior, disseminando as atividades e atendendo a um número cada vez maior de trabalhadores.

O programa Saúde Integral é desenvolvido pelas divisões de Bem Estar Social (Dibem) e de Desenvolvimento Humano (Didhu). Márcia Nascimento e Genivalda Silveira, chefes da Dibem e Didhu, respectivamente, não medem esforços para oferecer mais qualidade de vida aos colegas da Cohidro.

Por isso, as gestoras preparam um calendário de atividades para o ano inteiro, recheado de palestras educativas, exames médicos e vacinações. Contando sempre com a parceria do Sesi, as iniciativas são abraçadas por um número satisfatório de funcionários, que quase sempre lotam os eventos promovidos na empresa.

Ao longo do ano passado foram promovidas seis palestras sobre diversas temáticas, entre elas a prevenção e controle do diabetes, hipertensão, obesidade e dengue. Os setores também intermediaram a participação de funcionários em cursos, seminários e congressos, dentro e fora da empresa. Cerca de 360 servidores participaram dos eventos promovidos em 2011.

A Dibem e a Didhu também organizaram uma campanha de vacinação contra o tétano , imunizando em torno de 180 funcionários. Em parceria com o Sesi, as divisões trouxeram para a empresa o projeto Qualidade de Vida do Trabalhador, que atendeu a 203 servidores com exames rápidos e orientações sobre hábitos saudáveis.

De acordo com Márcia Nascimento, em 2012 o objetivo é continuar executando o programa e levá-lo aos servidores que atuam nos perímetros irrigados. “Já temos um calendário fechado para os eventos da sede, mas, desta vez, queremos contemplar também os funcionários que trabalham no interior”, revela a chefe da Dibem.

E o primeiro passo já foi dado. Recentemente aconteceu a primeira edição do Saúde Integral no perímetro Piauí, em Lagarto. Na oportunidade foram realizados exames, a exemplo do anti-HIV e glicemia, vacinação, e palestras sobre alimentação, diabetes e hipertensão.  Os profissionais envolvidos nas atividades foram cedidos pela prefeitura do município.

“A ideia é que levemos o Saúde Integral uma vez por mês aos escritórios dos perímetros. Para isso, estamos fazendo contato com as prefeituras dos municípios para fechar as parcerias necessárias e colocar em prática este projeto. Nossa certeza é que o perímetro da Ribeira, em Itabaiana, será o próximo a receber o programa”, antecipa Nascimento.

Grupos de ajuda

Para auxiliar e acompanhar os funcionários no tratamento de doenças de grande incidência, a Cohidro mais uma vez inova e cria os grupos de ajuda. Inicialmente serão reunidos em grupos diabéticos e hipertensos que trabalham na empresa. “Nós visitamos cada setor e fizemos o levantamento dos funcionários que sofrem dessas patologias e tem interesse em participar do projeto. Com os dados coletados, já estamos estudando a melhor estratégia para trabalhar com essas pessoas, o que deve acontecer em breve”, afirma Nayanna Emanuelle, estagiária de enfermagem.

Segundo Márcia Nascimento, a idéia é que os portadores dessas patologias troquem experiências que auxiliem no tratamento. “Lidar com os problemas em grupo é motivador para os portadores das doenças. Eles vêem que não estão sozinhos e existem outras pessoas que também passam pelas mesmas dificuldades”, reforça Márcia, destacando que serão feitas reuniões freqüentes com esses grupos.

Cursos

Ainda segundo Márcia, outra meta para 2012 é oferecer diversos cursos aos funcionários por meio de um convênio com o Senai. “Nosso objetivo é que os servidores tenham acesso aos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai, sem que tenham qualquer ônus. A autorização para assinatura do convênio já foi concedida pelo presidente Mardoqueu Bodano. Além dos cursos, os funcionários serão atendidos pelo médico do trabalho e terão sessões de ginástica laboral”, antecipa a gestora.

Próxima atividade

A organização informa que, no próximo mês, será realizada a terceira etapa da vacinação contra o tétano. Nas duas primeiras aplicações, cerca de 180 funcionários receberam a imunização.

Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, a saúde do trabalhador merece uma atenção especial. “Como toda grande empresa, a Cohidro também está preocupada com a saúde e o bem estar de quem aqui trabalha. Nosso objetivo não é apenas oferecer boas condições de trabalho, mas também qualidade de vida. Iniciativas como as do programa Saúde Integral demonstram o zelo que a companhia tem com seus funcionários”, declara Bodano.

Fonte: Ascom Cohidro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais