Grupo condutor único fortalece redes de atenção à saúde

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Eficiência e praticidade. Foi com esses objetivos que técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS) unificaram os quatro grupos condutores responsáveis para implantar as Redes Temáticas Cegonha, Psicossocial, Urgência e Emergência, e Pessoa com Deficiência, no território sergipano.

É através das deliberações do grupo condutor, formado por técnicos estaduais e ministeriais, que as redes de atenção à saúde são planejadas. A técnica do MS, Sayonara Carvalho, explicou que o desafio para montar uma rede é garantir que os usuários tenham acesso a todos serviços e equipamentos que necessitar. “Uma gestante começa o pré-natal e tem seus exames encaminhados para a Atenção Básica. Se for gravidez de alto risco, ela é encaminhada para uma unidade de complexidade maior. Ela também tem que ter assegurado o transporte e vaga na maternidade onde vai ter seu bebê”, disse.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde da SES, João Lima Júnior, a unificação vai fortalecer as tomadas de decisões para implantação das redes. “A ideia é de engrandecer o grupo de governança com poder de decisão e otimizá-lo, facilitando a comunicação dos encaminhamentos tomados pelas redes através das políticas Estadual e do Ministério da Saúde”, reforçou.

Redes temáticas

A primeira rede temática do Ministério da Saúde que o Governo do Estado, por meio da SES, foi a Rede Cegonha de atenção à saúde materna infantil. “Hoje, Sergipe já adaptou-se às quatro redes, mas fizemos isso gradualmente. A unificação do grupo condutor vai fazer com que o planejamento seja mais eficiente”, concluiu a técnica.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais