Pacientes continuam sem realizar sessão de radioterapia

João dos Santos e Augusto Gonçalves não conseguiram atendimento e retornaram a Ribeirópolis (Fotos: Portal Infonet)

Continua a peregrinação dos pacientes que necessitam se submeter a sessão de radioterapia no Hospital de Cirurgia. Quem necessita realizar o tratamento na unidade de saúde, tem que esperar até que o único aparelho existente na unidade seja consertado. O problema já foi noticiado pelo Portal Infonet.

Na porta do Centro de Radioterapia os pacientes João dos Santos e Augusto Gonçalves dos Santos chegaram à unidade por volta das 7h30 desta quarta-feira, dia 20, mas tiveram que retornar ao município de Ribeirópolis sem atendimento.

“Fez um mês dia 16 de fevereiro que o aparelho está quebrado e ninguém faz nada. Falto oito sessões para terminar a primeira etapa do tratamento de câncer de próstata, mas agora está prejudicado. Pediram para eu vim aqui na próxima terça-feira”, reclama João dos Santos.

Uma internauta identificada como Andrea também entrou em contato com o Portal e fez um desabafo sobre a situação. Segundo ela, a mãe necessita de realizar o tratamento na unidade e que por conta do não funcionamento do aparelho, o tratamento está comprometido. Ela desabafa que a única alternativa será entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) na tentativa de minimizar o sofrimento da mãe e de resolver a situação.

Cirurgia

Centro de Radioterapia do Cirurgia

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Cirurgia para saber a previsão de conserto do aparelho. Segue abaixo a nota do Hospital.

“A Direção da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC) informa que no dia 21 de janeiro de 2013, o Acelerador Linear desta Fundação, apresentou problemas técnicos e diante de uma análise do aparelho, constatou-se que a Bomba D’água, acessório fundamental ao funcionamento do equipamento, que promove a refrigeração do Acelerador Linear, não estava funcionando. Prontamente, este acessório foi enviado à empresa autorizada, que promove a manutenção do aparelho. Lá, fora constatado que o motor, peça principal do equipamento, havia queimado, sendo então necessária a aquisição de um novo. Esta peça já foi encomendada, e, no presente momento, aguardamos pela fabricação e envio do novo motor, que segundo a empresa responsável, terá prazo final de entrega no dia 22 de fevereiro de 2013. Informamos que o item em questão não pôde ser fornecido em pronta entrega, sendo necessário então aguardarmos o período de fabricação. Por isto, o lapso temporal entre a constatação do defeito e a estimada data de resolução do problema. Ressaltamos ainda, que após a chegada desta peça, o técnico responsável promoverá a instalação do componente, realizará testes de operação e estando a máquina em plenas condições de uso, daremos continuidade aos tratamentos radioterápicos. Enfatizamos que os nossos pacientes continuam em acompanhamento médico, realizando tomografias, consultas para revisões, ao lado de todos os procedimentos clínicos necessários e imprescindíveis ao tratamento”.

Por Aisla Vasconcelos

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