(Foto: Ascom SMS) |
Na manhã desta quinta-feira, dia 14, comerciantes, vendedores ambulantes e cidadãos que visitam o Mercado Governador Albano Franco, no centro da capital, receberam o evento chamado de Feira da Saúde, que foi realizado pelas secretarias da Saúde de Aracaju e do Estado de Sergipe e pelo Movimento Popular de Saúde (MOPS).
Das 8h às 16h, os cidadãos tiveram acesso a exames de verificação da pressão arterial, teste de glicemia e imunização contra tétano, além de 200 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os projetos Curta SUS e SONS no SUS desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também participam da programação com músicas e filmes curta-metragem.
A vendedora Patrícia da Silva, de 47 anos, elogiou a iniciativa realizada em pareceria com a Saúde de Aracaju. Patrícia passou por todos os exames e conta que em 12 anos que trabalha nos mercados foi a primeira vez que viu tantas ações de prevenção e de promoção da saúde no local. “Recebemos muito bem essa feira que só vem informar e orientar, mostrando que a melhor coisa é detectar cedo uma doença, prevenir ou mesmo poder tratar antes que a situação se agrave”, afirma.
Para a comerciante Ilma Figueiredo, “os testes de diabetes e medição da pressão já servem de alerta para que os trabalhadores do mercado também entendam que hábitos saudáveis como não beber, não fumar e se alimentar com comidas naturais e com pouco sal e pouco açúcar são cuidados essenciais para se evitar doenças comuns como a hipertensão e o diabetes”.
A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, destaca que as equipes de Saúde de Aracaju estão presentes não só na Feira da Saúde, como em diversas outras iniciativas em beneficio da população que mais precisa do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Ainda em março, vamos participar também de mais um programa Prefeitura nos Bairros, desta vez no São Conrado, Zona Sul da cidade. O maior benefício dessas ações é levar para a comunidade a prevenção, o diagnóstico e o encaminhamento para o tratamento. Promover ações da Saúde onde a população esta é uma estratégia para avançar na qualidade dos serviços prestados por meio SUS na capital”, afirma Goretti.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B