(Foto: Ascom SES) |
A Atenção Básica dos 75 municípios sergipanos ganhará mais um reforço da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com a ajuda de computadores e da internet, profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) serão apoiados pelos profissionais da SES, inclusive de especialistas, para assistir seus pacientes.
Trata-se do programa Telessaúde, que será lançado amanhã, quinta-feira, 18, às 14 horas, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe. Estarão presentes na solenidade a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, técnicos da SES, representantes da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de Sergipe, Ministério da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre outros.
Os profissionais da Atenção Básica poderão fazer Teleconsultoria com os profissionais instalados no núcleo Estadual do Telessaúde, onde vão tirar dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, entre outros. A partir desta ferramenta, eles também podem ter uma segunda opinião formativa, que é o aprofundamento de determinadas questões a partir do envio de pesquisas e estudos de forma resumida para o tratamento do paciente.
Para cada três equipes da Estratégia de Saúde da Família será montado um ponto de Telessaúde na sede do município. “Os municípios que tiverem a taxa de mortalidade infantil maior que 16%, registro de um ou mais casos de Sífilis Congênita, 80% de cobertura das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) serão priorizados na instalação dos pontos do Telessaúde. Esses critérios indicam que há necessidade de qualificação das equipes de Saúde Família”, explicou Guadalupe Ferreira, coordenadora de Atenção Básica da SES.
De acordo coma coordenadora, todos os médicos aprovados no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) já têm acesso ao Telessaúde do estado do Rio Grande do Sul. “O núcleo contará com médicos, enfermeiros e odontólogos e o acesso ao Telessaúde será ampliado para todos os membros da equipe da Atenção Básica. Esse acesso poderá ser feito também por tablets e smartphones”, disse Guadalupe Ferreira.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B