|
Caminhada do Projeto Construindo uma Jabotiana Saudável (Foto: Arquivo / Portal Infonet) |
Aliar a saúde com o desenvolvimento da consciência ambiental. Este é o principal foco do Projeto Construindo uma Jabotiana Saudável, fruto do trabalho coletivo de moradores, profissionais de saúde e poder público, que rendeu um prêmio na 4ª Mostra de Saúde da Família, ocorrida em Brasília.
Segundo a assistente social da Unidade de Saúde do Sol Nascente, Neire Déda, a iniciativa nasceu há 13 anos a partir do olhar da equipe da unidade de saúde sobre o bairro. “Identificamos vários problemas ambientais no bairro que interferiam na saúde da população, como lixo a céu aberto, lixo no rio e no canal”, diz.
“A partir desta observação elegemos lugares de atuação. O primeiro lugar é a unidade de saúde, onde todos os dias realizamos palestras e conversamos com a população sobre o meio ambiente e saúde. Além disso, apresentamos filmes, músicas e palestras nas escolas, associação do bairro e na igreja sobre a temática. Também estimulamos a plantação de mais árvores. Este é um projeto que leva a reflexão para população”, destaca Neire.
|
Neire Déda e Irene de Jesus |
Sobre a premiação, a enfermeira Irene de Jesus informou que o projeto ficou na 13ª posição de 100 projetos concorrentes. “Este prêmio foi muito gratificante para nós, demonstrando que devemos ter uma visão ampliada da saúde, relacionada não apenas com a prevenção mas com a interação da sociedade, a saúde e o meio ambiente”, finaliza.
Por Geilson Gomes e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B