Euza Missano visita base do SAMU e ouve servidores

Audiência pública ocoreu nesta manhã (Foto: Potal Infonet)

Os Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram na manhã desta sexta-feira, 28, uma assembléia com a participação da promotora de justiça Euza Missano. Na oportunidade os servidores relataram o que não está sendo cumprido pelo governo do Estado, referente às condições de trabalho da categoria. Três ações movidas nos anos de 2011, 2012 e 2013 foram apresentadas pela promotora de justiça. Nenhuma das adequações, segundo os servidores, foram atendidas.

Euza Missano ressaltou que as ações movidas pelo Ministério Público, nos últimos três anos, para garantir assistência à população e melhorar as condições de trabalho dos servidores do Samu, não foram cumpridas. Segundo a promotora, novas medidas emergenciais serão tomadas a fim de acelerar os processos que beneficie os usurários do serviço e os trabalhadores.

“Hoje vamos falar das ações que foram ajuizadas e ouvir dos trabalhadores aquilo que não foi cumprido, para que possamos entrar com um processo imediato de execução e punição do gestor pelo não cumprimento. Nós temos Ações ajuizadas em 2011, 2012 e 2013 contra o estado para garantir assistência digna da população através do Samu. Muitas dessas ações versam sobre as condições e qualidade de trabalhos dos profissionais não só dos condutores, mas também dos médicos e enfermeiros”, lembra.

Ainda segundo Missano, itens como manutenção das viaturas, treinamento dos profissionais, dentre outras solicitações, estão pendentes. “Essas ações já temos liminares e infelizmente alguns itens não estão sendo cumpridos. Dentre eles a manutenção preventiva e corretiva da manutenção das viaturas do Samu. Esse pedido foi feito em junho de 2011, e infelizmente não vem sendo cumprido. A ausência de uma frota reserva, o calor dentro das ambulâncias é também um problema”, lista.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindiconam), Adilson Melo, até o momento não há qualquer negociação com o governo e os servidores vão continuar em greve. “Nada mudou mesmo com as ações movidas pelo MPE. Os carros contuam apresentando problemas, as macas continuam dentro do Huse e a gente tem que ficar esperando. Enfim, os problemas continuam e nós vamos continuar em greve”, garante

Greve

Os Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) cruzaram os braços no último dia 27. Os Condutores, enfermeiros, telefonistas, rádio-operadores, técnicos e auxiliares de enfermagem [do Samu, SES e Sintasa] pedem que as adequações sejam feitas.

FHS

Através de nota, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), através da superintendência do Samu 192 Sergipe, representada por Luciana Prudente, esclareceu que a gestão atual já retomou as discussões para agilizar adequações prediais e revisão de processo de trabalho e já iniciou a manutenção dos aparelhos de ar-condicionados e a reforma e adequação física em duas bases do Samu na capital (bases Siqueira Campos e Metropolitana), bem como nas bases do interior de Sergipe.

A nota informou ainda que já foi iniciado o cronograma de manutenção dos aparelhos de ar-condicionados das viaturas, que a reforma na Central de Regulação do Samu está dentro do cronograma previsto para início das atividades em março de 2014 e que a base Siqueira Campos sofrerá reforma para melhor acomodação e alojamentos das equipes;

Em relação às macas, a nota FHS diz  que está sendo construída uma pactuação junto ao Huse para garantir a rápida liberação das equipes que se encontram em remoção; assim como, já foi iniciado o monitoramento da manutenção preventiva das viaturas, o que tem reduzido o tempo de manutenção.

A Direção da Fundação Hospitalar de Saúde esclareceu que fará todo possível para que a população não fique desassistida e reafirma que continua aberta ao diálogo e acredita no processo de negociação.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais