Soraya Salim é a idelaizadora do projeto na Avosos (Foto: facebook Soraya Salim) |
Diversas sergipanas estão aderindo à campanha “Doe Cabelo, Doe Alegria” idealizada pela professora de Ética, Soraya Salim Costa. Para participar, basta apenas ter a coragem e o ato de solidariedade em ajudar o próximo.
O projeto busca arrecadar cabelos para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes com câncer assistidos pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos).
A professora de ética Soraya Salim conta que a iniciativa partiu dela, ao se sensibilizar pela causa, optou por cortar o cabelo e fazer a sua doação. “Em 2013 eu vi um vídeo que falava sobre a campanha e me sentir sensibilizada. Com isso, resolvi levar o projeto ao conhecimento dos meus alunos e em um evento na Unit com 400 alunos, chamei um cabeleireiro e cortei 40 centimentos do meu cabelo. Com esse gesto, consegui mobilizar meus alunos. Depois fui a Avosos e busquei saber se eles tinham interesse de fazer uma parceria e eles toparam”, conta entusiasmada a professora.
Prática do desapego
As jornalistas Adrine Cabral (à esq) e Marina Lopes exibem os cabelos cortados |
Cabelos que demoraram anos para crescer são cortados em questão de segundos, mas para a fisioterapeuta Layra Dantas, a iniciativa faz bem. “É uma prática de solidariedade, pois trabalho com crianças há 11 anos e me envolvo com tudo que diz respeito a elas. Tenho certeza que foi o melhor gesto que fiz e pela alegria de estar proporcionando uma criança feliz já vale muito à pena. Lógico que quando você toma a iniciativa, dá um frio na barriga, mas eu disse vamos lá e agora é se acostumar com o cabelo curto”, brinca a fisioterapeuta.
A campanha por meio das redes sociais deu tão certo que a jornalista Adrine Cabral foi convidada a conhecer melhor o projeto e resolveu aderir à iniciativa. “Eu já estava com vontade de cortar o cabelo, mas no ombro. Quando soube do projeto pelas redes sociais, bateu um pouco de receio em cortar mais, pois a mecha para doação precisa ter ao menos 20 centímetros de comprimento. Se antes eu tinha pena de cortar um cabelo que gosto tanto de tratar muito bem porque iria para o lixo, sinto que agora minhas madeixas ganharam um novo sentido, levando um pouco de alegria para pessoas que já sofrem de mais no tratamento contra o câncer. Hoje indico a todas as mulheres e também aos homens que têm cabelo grande a dar um tapa no visual e, de quebra, levar um novo look para as pacientes da Avosos ou às crianças do GAAC”.
A fisioterapeuta Layra Dantas com o cabelo e o certificado de doação nas mãos |
Outra jornalista que tomou gosto em ajudar foi Marina Lopes. De início houve uma resistência da jornalista que há cerca de 12 anos não usava cabelo curto. O corte deu tão certo que Marina Lopes diz que já incentiva outras amigas a fazer o mesmo.
“Duas amigas lembraram logo de mim quando viram a campanha. Sempre tive muito apego com o meu cabelo, mas quando conheci a campanha, senti na mesma hora uma vontade enorme de ajudar. Esses 25 cm em mim não vão fazer muita falta, mas sei que para elas vai fazer uma grande diferença. Sem contar que estou adorando meu novo visual. Recomendo a todo mundo que possa doar, porque a sensação de poder ser útil para outra pessoa, mesmo com um gesto tão simples, é muito boa! Eu já estou incentivando todo mundo no trabalho. Não posso ver ninguém de cabelão que já quero fazer a pessoa doar também”, garante.
Como doar
As pessoas que se sentirem motivadas a doarem, podem se dirigir a três salões de beleza [Fun’cuts, B’lilla e Duvivier] credenciados pela Avosos para fazer o corte que é gratuito. Para doar, o interessado deverá cortar o cabelo seco com o mínimo de 20 centímetros.
Após a iniciativa, as doadoras recebem um certificado da instituição pela participação do projeto e pelo seu ato de solidariedade. A assessoria da Avosos acredita que mais de 100 cortes de cabelo já foram doados à instituição que possui cerca de 450 pacientes entre adultos e crianças cadastrados.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B