Em greve há 14 dias, funcionários do Samu fazem novo ato (Fotos: Portal Infonet) |
Há 14 dias em greve por tempo indeterminado, funcionários de várias categorias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram um novo ato na capital sergipana na manhã desta sexta-feira, 11. Desta vez, o local escolhido para a entrega de panfletos contendo as reivindicações da categoria foi feita na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, na zona Sul da cidade. A panfletagem foi focada tanto a pessoas que caminhavam pelo calçadão da 13 de julho, quanto aos motoristas que trafegavam pela via.
“A gente precisa que a população tenha consciência do porque que estamos em greve e que ela nos apóie, pois precisamos do apoio dela. Hoje é um processo de conscientização da população, porque ela é a mais afetada com a precariedade que vem afetando serviço no Samu”, disse a técnica de enfermagem do Samu, Gabriela Cláudia.
Reivindicações
Planfetagem foi feita no bairro 13 de Julho |
Ainda de acordo com Gabriela Cláudia, os salários dos trabalhadores do Samu estão defasados e muitas viaturas estão quebradas. “Queremos melhores condições nas viaturas e nas nossas bases, pois elas não têm salubridade suficiente para que nós possamos fazer os nossos plantões. Pedimos ainda um reajuste salarial que está defasado a cerca de dois anos. Neste período recebemos menos que o mínimo”, conta.
Com a greve dos trabalhares da saúde o atendimento em todo Estado fica sendo realizado por meio de 59 ambulâncias e 4 motolâncias.
SES
A assessoria de comunicação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS)fez questão de lembrar que na última quarta-feira, 9, o governador se reuniu com representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores na Área de Saúde, dos Enfermeiros e dos Condutores do Samu e que o Governo assumiu o compromisso de trabalhar para melhorar as instalações da base do Samu. Quanto às reivindicações salariais, Jackson pediu a eles um prazo até o dia 30 de abril para estudar as propostas junto com os setores especializados do Governo e atender LRF.
Eles informaram também que na manha desta sexta-feira, 11, ocorreu um novo encontro entre a diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde e o Comando de Greve em uma visita conjunta à base do Samu, quando foram iniciadas as providências com relação à parte estrutural das reivindicações. A FHS relata também que o diálogo está avançando no sentido de um entendimento. E que esperam que o Comando de Greve mantenha o efetivo de pessoal estabelecido em lei durante a greve para não causar desassistência à população.
A técnica de enfermagem do Samu, Gabriela Cláudia
|
Por Leonardo Dias e Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B