Saúde do trabalhador será tema de conferência em SE

Eduardo Gomes, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (Foto: SES)

Será aberta na manhã desta quinta-feira, 5, a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3º CESTT), no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju. A 3ª CESTT é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
O evento reunirá 500 pessoas durante dois dias para discutir as 84 propostas das sete Microrregionais e, dessas, retirar 12, que serão levadas para a etapa nacional, em novembro. O objetivo das conferências, nos níveis Regional, Estadual e Nacional, é implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) através das propostas feitas pela população.

A 3ª CESTT está divida em quatro sub eixos: O Desenvolvimento Socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Efetivação da PNSTT, considerando os Princípios da Integralidade e Intersetorialidade nas Três Esferas de Governo e Financiamento da PNSTT nos municípios Estados e União.

“Serão retiradas três propostas para cada um dos sub eixos, totalizando 12, para serem levadas para a etapa nacional. Dentre os 352 delegados escolhidos nas sete etapas regionais já realizadas no Estado, 12 para irão até Brasília representar Sergipe na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”, disse Eduardo Ramos.

Palestras

Antes de discutiram e aprovarem em plenária as 12 propostas que serão levadas para a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CNSTT), os conferencistas contarão com palestras sobre o tema.
As palestras serão ministradas pela secretária de Estado da Saúde e presidente do CES, Dra. Joélia Silva Santos, deputado federal Dr. Rogério Carvalho e pelo coordenador geral da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, Dr. Jorge Huet Machado.

“Essas palestras têm o intuito de orientar os participantes e fortalecer os debates que serão feitos nos dois dias da Conferência Estadual. Nas etapas regionais tivemos um alto nível de debate, resultando em propostas que representaram a real necessidade e desejo da população para a Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Esperamos um resultado ainda melhor na etapa Estadual”, disse Eduardo Ramos.

Conferências Microrregionais

Em Sergipe as conferências foram feitas nas sete microrregionais de Saúde: Lagarto, dia 23 de abril e Aracaju, no dia 25. Em maio foram realizadas em Itabaiana, 8, Nossa Senhora do Socorro, 14, Propriá, 16, Estância, 21, e dia 22 na regional de Nossa Senhora da Glória, que aconteceu em Canindé do São Francisco.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais