![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Na tarde desta quarta-feira,2, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde encaminhou nota onde trata do quadro de saúde do cantor Rogério. "A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que qualquer transferência só pode ser realizada de forma que garanta a segurança do paciente. No caso do cantor Rogério, há nível de risco e a transferência só pode ser feita com total segurança de vida, considerando deslocamento da UTI do Huse, remoção terrestre e aérea e a garantia de um leito do mesmo tipo na unidade que vai receber o paciente, ou seja, leito de UTI.
A vaga que a família conseguiu junto ao hospital para o qual está se tentando transferir o paciente foi para uma consulta ambulatorial de Urologia Cirúrgica, o que não é suficiente para a transferência já que o caso requer garantia de leito de internamento em Unidade de Cuidados Intensivos, conforme já foi passado para a família, inclusive através do relatório médico, por conta de outro problema de saúde do cantor. Essa vaga de UTI, apesar dos contatos diários com o hospital em São Paulo, ainda não foi disponibilizada. A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que não tem gerência sobre o hospital de São Paulo e que continua mantendo esse contato para conseguir o leito adequado à complexidade do caso.
É importante esclarecer que existem duas situações: a consulta solicitada pela família foi baseada no quadro oncológico do paciente que segundo o relatório médico está estável. Essa consulta ambulatorial conseguida pela família não garantia a segurança na transferência do paciente conforme orientação da médica que alertou para a necessidade do leito de UTI e confirmação do médico assistente de lá que aceite o caso, porque o paciente apresenta também um quadro clínico complexo, com comprometimento hepático, consequência de esquistossomose e cirrose. E é por conta desse outro quadro a exigência de leito de UTI e acompanhamento médico na unidade de destino. Ainda em se tratando do Hospital em São Paulo, no contato feito nesta terça-feira, 01 de julho, pela Coordenação da Rede Hospitalar para Urgência e Emergência da SES, a informação recebida pela regulação do próprio hospital – Instituto do Câncer de São Paulo – foi que, como o paciente é novo e não tem acompanhamento por profissionais daquela unidade, não é possível a transferência direta leito a leito. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe está mantendo contato com o serviço de Tratamento Fora do Domicílio de São Paulo para agilizar a disponibilidade da vaga com garantia leito de UTI.
A Secretaria de Estado da Saúde reafirma que tem acompanhado o caso. O Governo do Estado, inclusive, fez de imediato contato direto com o Ministério da Defesa, que é quem disponibiliza a aeronave da Força Aérea Brasileira adaptada como UTI aérea, para agilizar essa transferência, já que não dispomos desse serviço. No entanto, a FAB negou o pedido após entrar em contato direto com a unidade para confirmar a reserva de leito e recebeu a informação da unidade de destino de que o paciente estaria indo apenas para uma consulta com a Urologia Cirúrgica e não sendo transferido para um leito de UTI, já que não havia disponibilidade da vaga. Assim, foi exigida a apresentação de um novo relatório médico, com confirmação de reserva de leito para internação em UTI e médico responsável para recebê-lo no serviço. O relatório já foi feito e encaminhado para avaliação aguardando leito e a confirmação do médico assistente de lá que aceite o caso.
A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que todas as medidas vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado, seguindo as avaliações e orientações médicas e, principalmente, considerando a segurança de vida do paciente. Hoje à tarde, inclusive, estão sendo realizadas novas avaliações por especialistas que foram marcadas de imediato conforme solicitação médica", esclarece a nota publicada na íntegra.
A equipe do Portal Infonet não conseguiu contato com os familiares do artista. Continuamos a disposição dos familiares por meio do 079 21068000 ou jornalismo@infonet.com.br.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B