Sífilis: ação educativa já mobilizou mais de mil pessoas

(Foto: Ascom SES)

Em Sergipe, as ações de combate à Sífilis chegaram até às missas dominicais da Igreja Católica, através de uma parceria entre o programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Arquidiocese de Aracaju. Neste domingo, 14, às 10 horas, será a vez da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano), no bairro Suissa, na capital.

"As palestras acontecem ao final das missas quando alertamos para a importância da realização do pré-natal, que deve ser iniciado assim que é descoberta a gravidez. Quando feito corretamente e identificada a doença, é possível fazer o tratamento no tempo correto para não prejudicar o feto", disse Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS.

A Sífilis é uma doença que, quando atinge a gestante e se não tratada, é passada para o bebê, podendo causar má formação do feto ou até mesmo a morte da criança. Somente este ano, já foram notificados 206 casos de Sífilis
Congênita em Sergipe.

Para a coordenadora executiva da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Aracaju, Maria Terezinha Marques Fontes, "as missas do domingo são as que reúnem um maior número de pessoas. Aproveitamos esses momentos para fazer esse diálogo com elas".

O Padre Dionísio, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, é coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Aracaju e, junto com a Pastoral da Saúde, contribuiu para que as palestras fossem realizadas. "A Sífilis é uma doença que precisa ser discutida além dos credos religiosos, pois pode afetar um bebê a partir de uma inconsequência", afirmou.

As palestras já foram realizadas em quatro paróquias de Aracaju: Nossa Senhora de Lourdes (Siqueira Campos), São Judas Tadeu (Bairro América), Igreja Espírito Santo (pertencente à paróquia de Santo Antônio) e Sagrado Coração de Jesus (Bairro Grageru). As demais aconteceram nas paróquias de Nossa Senhora do Socorro: São João Batista (Conjunto João Alves), Nossa Senhora do Socorro (sede do município), São Marcos Evangelista (Marcos Freire I), Nossa Senhora do Monte Serrat (Jardim Piabeta), Nossa Senhora da Rosa Mística (Marcos Freire III) e Sagrada Família (Conjunto Fernando Collor).

Além dos diálogos com a população nas missas dominicais, as ações de combate ao HIV e outras DSTs feitas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) acontecem em dois eixos: o diagnóstico precoce através do Teste Rápido (na Unidade Móvel Fique Sabendo) e a realização de palestras para os mais diversos segmentos da população. Essas ações são aliadas à disponibilização de preservativos (masculinos e femininos), gel lubrificante e material informativo.

Com informações da Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais