Vaga de UTI é liberada após visita da OAB ao Huse

Vaga na UTI foi disponibilizada após visita da OAB (Foto: Wellington Barreto/Arquivo Portal Infonet)

O paciente Antônio Marcos dos Santos, 42, continua no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Ele foi internado no dia 20 de dezembro com o diagnóstico de câncer na vesícula, mas foi detectado que o problema é no fígado. No último dia 3, ele foi operado, mas luta pela liberação de um acompanhante. Na manhã desta segunda-feira, 5, o coordenador de Saúde da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Rodrigo Vasco, esteve no hospital para verificar a situação e em seguida, o hospital garantiu uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“A situação dele é como a de tantos outros que estão no Hospital de Urgência de Sergipe. Existem 27 pacientes dentro do hospital aguardando leitos de UTI, fora os que chegam de outras unidades. No caso do Sr. Marcos, eu tive acesso ao prontuário e verifiquei que ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de amostras do fígado, que serão enviadas para análise”, explica Rodrigo Vasco.

De acordo com ele, o paciente cuja situação vem ganhando repercussão na imprensa por meio de amigos e familiares, estava na sala de recuperação juntamente com outros, só que, sem acompanhante. “Vamos elaborar um relatório e encaminhar ao Ministério Público e marcar uma reunião com o novo secretário da Saúde, Zezinho Sobral e com o governador Jackson Barreto, visando discutir não apenas esse caso, mas os vários problemas do setor”, ressalta.

Entenda

Moradores do condomínio Solar dos Ventos, aonde o Sr. Antônio Marcos trabalha como porteiro, se mobilizaram ao perceberem a situação. “De um tempo pra cá ele começou a reclamar de queimores, dores estomacais e vômitos com sangue. Fez diversos exames que indicavam refluxo, desembolsou quase R$ 4 mil para fazer um tratamento a laser que aliviou por apenas alguns dias e o médico pediu mais R$ 10 mil para fazer a cirurgia, foi para Maceió, passou 21 dias na UTI e diagnosticaram câncer na vesícula”, conta um dos condôminos, Márcio de Oliveira.

Ele disse que a cirurgia estava marcada para o último dia 31, mas por conta de uma quebra na escala por ser o último dia do ano, não tinha cirurgião. “Conseguimos que fosse atendido por um oncologista que descartou o câncer informando que o problema é clínico e que está localizado no fígado. No último dia 3 ele foi operado e nem sabemos o que foi feito, não permitem mais a entrada da família e na madrugada de ontem ele conseguiu um telefone de um acompanhante de outro paciente para falar com a esposa e perguntou por que ninguém mais apareceu, reclamou que quer tomar banho, mas não consegue ir sozinho ao banheiro”, lamenta o amigo Márcio Oliveira.

Na assessoria de Comunicação do Huse, a informação é de que “o Sr. Marcos não pode ir ao banheiro porque está operado, com a barriga aberta. O banho é no leito. Quanto ao acompanhante, não é permitida a entrada de ninguém na sala de recuperação, a não ser idosos com necessidades especiais ou crianças com alguma limitação como braço ou perna quebrada. Já foi conseguida uma vaga pra ele na UTI e será encaminhado nas próximas horas. Lá tem os horários de visitas”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais